Política

Senador Jayme Campos diz que interpretação do STF para o marco temporal é “descalabro”

O parlamentar diz que terra em área de produção agropecuária cumpre a função social quando é produtiva

1 minuto de leitura
Senador Jayme Campos diz que interpretação do STF para o marco temporal é “descalabro”
(Foto: reprodução)

O senador Jayme Campos (União Brasil) disse ser um “descalabro” a interpretação do STF (Supremo Tribunal Federal) de que o uso de terra em produção agropecuária não cumpre função social. A tese foi usada no julgamento que derrubou o marco temporal.

“Como é que uma terra produtiva não está cumprindo a função social? Isso é um descalabro. A gente está cumprindo a função social da terra quando ela é produtiva”, afirmou.

Os ministros do Supremo formaram a maioria na semana passada contra o marco temporal. Sete ministros seguiram a interpretação do relator Luiz Edson Fachin de que o uso de terra para a produção “não cumpre o requisito relativo ao aproveitamento racional e adequado”.

LEIA TAMBÉM

Marco Temporal: Mendes afirma que 1/3 do Brasil poderá virar reserva indígena
Marco Temporal: quais são as defesas na disputa terra entre indígenas e produtores?

O marco temporal usava a promulgação da Constituição Federal, no dia 5 de outubro de 1988, como a data limite para aceitar ou não a demarcação de terras indígenas no país.

Jayme Campos está na articulação de um projeto de lei, em trâmite no Senado, a favor dessa interpretação. A proposta deve continuar em votação, mas, agora, se for aprovada poderá ter a legalidade questionada.

Os ruralistas vão tentar emplacar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para modificar o texto da Constituição. Contudo, eles avaliam que não existe clima no Senado para aprovação da normativa.

Na semana passada, o senador Jayme Campos já tinha criticado a articulação de senadores da base do governo federal para atrasar a votação do projeto de lei, que está em trâmite no Congresso há 15 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes