Mato Grosso

Marco Temporal: Mendes afirma que 1/3 do Brasil poderá virar reserva indígena

Governador afirma que a suspensão do Marco Temporal causará insegurança jurídica por décadas no país

1 minuto de leitura
Marco Temporal: Mendes afirma que 1/3 do Brasil poderá virar reserva indígena
(Foto: Jovem Pan)

O governador Mauro Mendes diz que um terço do território nacional pode ser transformado em reserva indígena, se o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidar a regra do Marco Temporal.

Segundo ele, a demarcação de reservas poderá passar de 14% da área do país para em torno de 27%. O governador diz que a estimativa está em estudos sobre os efeitos do julgamento da ação no STF. O placar hoje está em 4 a 2 pela revisão do Marco Temporal.

“O Brasil todo será atingido, várias cidades podem ser atingidas, porque pode ter registro de que 100, 200 anos o local foi ocupado por alguma etnia e hoje pode ser reivindicada a posse. Imagina a grande confusão. Nós vamos passar os próximos anos, as próximas décadas, discutindo ocupação, desocupação, reintegração de posse”, afirmou ele em entrevista à Jovem Pan.

O governo de Mato Grosso pediu que o Supremo suspenda o julgamento do Marco Temporal até que o Congresso encerre a votação de um projeto de lei que regulamenta o assunto.

A proposta do Marco Temporal usa a data da promulgação da Constituição Federal, 5 de outubro de 1988, como limite para autorizar ou não a demarcação de terras indígenas. Os pedidos são aceitos se houvesse ação judicial em trâmite ou ocupação de áreas até essa a data.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes