Cidades

Semáforos inteligentes dobraram lentidão em percursos, dizem motoristas

2 minutos de leitura
Semáforos inteligentes dobraram lentidão em percursos, dizem motoristas
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Percursos que antes eram feitos em menos de 10 minutos nas vias de Cuiabá agora podem durar até o dobro do tempo, segundo avaliação feita por motoristas que fazem diariamente trajetos onde foram foram instalados semáforos inteligentes. A reportagem do LIVRE ouviu dois condutores para comentar sobre as mudanças no trânsito nestes locais.

O aumento percentual do tempo de percurso em determinadas vias da cidade é uma constatação absolutamente empírica de motoristas revoltados com as mudanças no trânsito da cidade. É o caso da professora universitária Rosi Meiry, cujo tempo de trajeto da casa para o trabalho teve um acréscimo de pelo menos sete minutos.

Rosi dirige todos os dias de Cuiabá até a universidade particular em Várzea Grande onde dá aulas. Anteriormente, ela fazia o percurso em 8 minutos, tempo que passou a ser de 15 minutos com a instalação dos semáforos inteligentes na rotatória da avenida Beira Rio, que dá acesso a ponte Sérgio Motta.

“Para mim não é semáforo inteligente, é semáforo burro. O que estava ruim ficou pior ainda. Para quem vem de Várzea Grande até Cuiabá como eu a fila é enorme”, critica.

Condutores reclamaram de percurso mais lento da Beira Rio e na avenida do CPA (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Os atrasos tornaram-se tão recorrentes que repete-se na família da professora universitária. O irmão de Rosi Meiry, o funcionário público Luís Felipe da Costa, conta que o caminho que faz da sua casa no bairro Jardim Paulista até o trabalho no Centro Político Administrativo (CPA) ficou ainda mais lento do que o de sua irmã. O motivo principal da demora, segundo ele, também foi a instalação de semáforos inteligentes na avenida Historiador Rubens de Mendonça pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

“Eu venho pela avenida Miguel Sutil e já na segunda-feira, quando instalaram, eu percebi uma fila que nunca tinha existido”, comenta o condutor. “Antes eu gastava no máximo 15 minutos da casa para o trabalho, hoje o percurso pode demorar até 30 minutos, como já demorou em alguns dias”, complementa.

Outro lado

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana  (Semob) informou que os semáforos estão operando na chamada “onda verde”, quando o condutor pode fazer o percurso sem parar em todos os semáforos. Além disso, conforme a assessoria, os equipamentos estão em ajuste de programação, o que pode provocar alguma lentidão até que os semáforos comecem a provocar fluidez no tráfego.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes