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Realidade virtual e sustentabilidade em rede norteiam atividades no Sesc Arsenal

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Realidade virtual e sustentabilidade em rede norteiam atividades no Sesc Arsenal

Visando proporcionar ao público um encontro de imersão no audiovisual nacional e internacional, o Sesc Arsenal promove a segunda edição da Semana Sesc de Audiovisual, entre os dias 19 e 23 de junho. Desta vez, a diálogo entre o segmento e as novas tecnologias, seja no formato ou na temática das produções, será norte das exibições, debates e oficinas que acontecem no cinema e outros espaços da unidade.

As atividades são todas gratuitas, ou com entrada solidária de 4 Litros de Leite UHT. As inscrições são feitas online e o credenciamento, bem como as entregas dos leites, deverá ser realizado no dia 19 de junho, a partir das 17h. Durante todo o evento, o Sesc Arsenal receberá lixo eletrônico, em parceria com os alunos do Sesc Escola Cuiabá.

A sustentabilidade no cinema, a comunicação em rede e os impactos da internet para os avanços do audiovisual, serão debatidos durante a programação com especialistas nas temáticas de todo o país. A série britânica de ficção científica da Netflix, Black Mirror, por exemplo, será tema da palestra “Utopias e Distopias da Sociedade da Informação”, com o pesquisador Claudio Penteado.

Entre os destaques da Semana Sesc de Audiovisual, também estão as sessões de realidade virtual, trazendo um panorama atual da tecnologia que, mesmo recente, vem ganhando espaço no audiovisual, abrindo possibilidades narrativas. As exibições acontecem nos dias 21 e 22 de junho, no foyer no Teatro, com entrada gratuita e vagas limitadas.

A realidade virtual também será experimentada em oficinas de digitalização de objetos e desenvolvimento de games com Kinect e Processing, oficinas de óculos Google Cardboard, técnica Toy Lab, robô e impressão 3D. “Cinema de Whatsapp”, também ensinará o aproveitamento de “resíduos virtuais” com a produção de imagens por celular e mídias móveis, promovendo a “reflexão sobre o fazer artístico, estimular o senso crítico e aguçar o olhar do espectador”.

Confira a programação completa:

 PALESTRAS E DEBATES 

Palestra: Black Mirror – utopias e distopias da sociedade da informação, com Claudio Penteado
19/06 | 19h | Teatro | Gratuito | Vagas Limitadas |16 Anos | Inscrição: http://bit.ly/palestrablackmirror

A comunicação mediada pelos dispositivos informacionais cria desde perfis públicos a avatares, que se tornam intermediários no processo comunicacional. Com o crescimento do uso das tecnologias de informação e comunicação nas diversas ações humanas, principalmente na mediação entre seres humanos, novos dilemas se colocam sobre os efeitos dessa nova sociabilidade que acontece na e pelo universo virtual digital. Como a identidade é resultado de um processo social interativo que acontece em contextos históricos e culturais específicos, com a constituição de uma Sociedade da Informação novas identidades estão emergindo de forma fluída originando a formação de uma “cultura virtual real”, na qual não há mais uma fronteira entre o virtual e o real.

Debate: Cinema E Sustentabilidade – Três Diálogos Possíveis, com André Alves
20/06 | 19h | Cinema | Gratuito | Vagas Limitadas | Livre | Inscrição: http://bit.ly/debatecinemaesustentabilidade

É preciso desmistificar que falar de meio ambiente e sustentabilidade é chato. Há produções cinematográficas internacionais incríveis como Wall-E, O Dia Depois de Amanhã, Uma Verdade Inconveniente e também as brasileiras O Veneno está na Mesa, Uma História de Amor e Fúria, o Menino e Mundo ou algo mais infantil como a produção Brichos, em exibição na Sessão Pipoca no Sesc Arsenal e Rondonópolis.

Debate: Impacto do audiovisual da Internet, com Rosalina dos Santos e Priscila Silva
20/06 | 20h | Cinema | Gratuito | Livre | Inscrição: http://bit.ly/debateimpactodoaudiovisual

Novas tecnologias foram surgindo e com elas novas maneiras de consumir entretenimento também. Mas não foram somente as ferramentas que evoluíram, os consumidores se tornaram cada vez mais autônomos e informados, pois eles possuem mais conhecimento de ferramentas tecnológicas e um leque de opções para adquirir qualquer produto ou serviço em qualquer hora e lugar.

Debate: Realidade Virtual X Realidade Aumentada, com Tadeu Jungle, Maurício Kinoshita E Claudio Silva
22/06 | 19h | Teatro | Gratuito | Livre | Inscrição: http://bit.ly/debaterealidadevirtualxrealidadeaumentada

Duas tecnologias que tem crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos.

 SESSÃO DE REALIDADE VIRTUAL 
21/06 das 18h às 22h / 22/06 das 14h às 17h  | Foyer Teatro | Gratuito | Vagas Limitadas

“O Homem Golfinho” (Dolphin Man), de Benoît Lichté – 2016
SINOPSE: Filme que acompanha três dos mais bem-sucedidos mergulhadores livres do mundo: William Trubridge, atual recordista mundial em mergulho livre; Fabrice Schnöller, mergulhador livre e pesquisador de cetáceos, e Sara Campbell, iogue e recordista de mergulho livre.

“Eu Vi O Futuro” (I Saw The Future), de François Vautier – 2017
SINOPSE: Em uma imensidão escura que pode ser o universo, ouvimos uma voz: é Arthur C. Clarke, cujo rosto aparece distante. Suas feições logo se desmaterializam em uma variedade de pixels cintilantes, criando um espaço envolvente e imersivo do qual os pensamentos do famoso autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço emergem.

“Planeta Infinito” (Planet Infinit), de Momoko Seto – 2017
SINOPSE: Em um mundo em ruínas, apenas cogumelos e mofo crescem em meio a gigantescos corpos de insetos secos. Depois de uma mudança climática, a chuva rega o planeta árido e o inunda gradualmente.

Resíduos Visuais – “Cinema de Whatsapp”, com Gabriel Menotti
Turma 1: 19/06 e Turma 2: 20/06 | 13h | Cinema | 4 Litros de Leite UHT | 15 vagas por turma | 18 anos | Inscrição: http://bit.ly/oficinaresiduosvisuais

A produção de imagens por celular e mídias móveis, que vinha silenciosamente conquistando espaço no nosso cotidiano, repentinamente assumiu inegáveis proporções políticas e estéticas. Essa oficina busca suscitar estratégias para explorar o mundo dos resíduos visuais produzidos pela comunicação em rede contemporânea. O público assume o papel de garimpeiros socioculturais, trabalhando na escavação de seus acervos de sons e imagens pessoais.

Gabriel Menotti: Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFES. Atua como curador e pesquisador nas mais variadas formas de cinema. É PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths College (Universidade de Londres) e doutor em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP.

Guilherme Kominami

 OFICINAS 

Realidade Virtual – Criação de Ambientes 360°, com Vanessa Pereira
19, 20 e 21/06 | 14h às 18h | Núcleo Sesc de Cinema | 4 Litros de Leite UHT | 10 vagas por turma | 12 Anos | Inscrição: http://bit.ly/oficinarealidadevirtual2

Nessa oficina a palestrante apresentará as possibilidades, softwares e aplicativos, equipamentos e conteúdos criados para Realidade Virtual aos participantes. O participante pode criar um ambiente 360° em 3D no software livre Blender e visualizá-lo com os óculos Google Cardboard.

Desenvolvimento de Games com Kinect e Processing, com Guilherme Kominami
20/06 | 19h às 22h | Núcleo Sesc de Cinema | 4 Litros de Leite UHT | 10 vagas por turma | 18 Anos | Inscrição: http://bit.ly/oficinadesenvolvimentodegames

O objetivo dessa oficina é desenvolver um game utilizando o sensor de movimento Kinect e utilizando o próprio corpo como controle. O ministrante Guilherme Kominami é especialista em fabricação digital, design e animação. Cria bonecos articulados e brinquedos com os mais variados materiais, de recicláveis à impressão 3D. Graduado em computação, trabalhou por 15 anos em grandes corporações, mas sempre teve uma vida paralela no mundo da HQ, ilustração e games. Em 2015, fundou o Mirante Lab, onde conseguiu unir seus conhecimentos de tecnologia com sua paixão pela arte.

Digitalizando Objetos e Pessoas com Kinect, com Guilherme Kominami
21 e 22/06 | 19h às 22h | Núcleo Sesc de Cinema | 4 Litros de Leite UHT | 10 vagas por turma | 16 Anos | Inscrição: http://bit.ly/oficinadigitalizandoobjetosepessoas

Oficina dedicada a ensinar a utilizar o Kinect como scanner para digitalizar objetos e pessoas e gerar modelos tridimensionais que podem ser usados para animação, games ou impressão 3D.

Óculos Google Cardboard, com Vanessa Pereira
22/06 | 16h às 19h | Teatro de Formas Animadas | 4 Litros de Leite UHT | 10 vagas por turma | Livre | Inscrição: http://bit.ly/oficinaoculosgooglecardboard

Oficina para construção de óculos de realidade virtual modelo Google Cardboard. A partir do reaproveitamento de embalagens e caixas de papelão ou papel cartão o participante customiza seus óculos enquanto entra em contato com vídeos e animações em realidade virtual.

Vanessa Pereira: Mestranda em artes. Pós-graduada em Estéticas Tecnológicas e graduada em Design de Multimídia, possui experiência na área de comunicação visual, no desenvolvimento de peças gráficas e multimídia. Seu enfoque abrange diferentes linguagens que vão desde a criação de games, até o audiovisual e a cibercultura com direcionamento para diferentes públicos abrangendo estudantes universitários, interessados em arte e mídia, pessoas idosas e crianças.

Realidade Virtual: Cidade Digital, com Vanessa Pereira
23/06 | 13h às 17h | Núcleo Sesc de Cinema | 4 Litros de Leite UHT | 10 vagas por turma | 12 Anos |Inscrição: http://bit.ly/oficinarealidadevirtual

Oficina para criação de um ambiente virtual em 3D e 360º que represente a cidade ideal para seus habitantes. Os participantes debatem em grupo o espaço público a partir de observações sobre seu bairro e trajeto até a instituição cultural com o intuito de projetar um ambiente para visualização em realidade virtual.

Toy Lab – Criação de Personagens em 3D, com Guilherme Kominami
23/06 | 14h às 17h | Teatro de Formas Animadas | 04 Litros de Leite UHT | 20 vagas por turma | 12 Anos | Inscrição:http://bit.ly/oficinatoylab

Com a Impressora 3D cria-se uma linha de Toy Art que valoriza a cultura brasileira e reflete sobre questões pertinentes da nossa sociedade, por meio do Projeto Toy Lab. A oficina busca apresentar uma nova forma de tecnologia (impressão 3D) para a criação de bonecos. Criar e discutir a ausência de personagens que nos representem e estejam mais próximos da nossa cultura, como também estimular a criação de personagens do cinema.

Robô, com Arduino, e Impressão 3D, com Guilherme Kominami
23/06 | 18h às 22h | Núcleo Sesc de Cinema | 04 Litros de Leite UHT | 10 vagas por turma | 14 Anos |Inscrição: http://bit.ly/oficinarobocomarduino

Apresentar novas formas de tecnologia (impressão 3D e Arduíno) para a criação de brinquedos e objetos; demonstrar como aprender programação e introdução à robótica de uma forma lúdica.

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