Principal

Secretário é investigado por uso da Comunicação para favorecer Taques

3 minutos de leitura
Secretário é investigado por uso da Comunicação para favorecer Taques

Ednilson Aguiar/O Livre

sec. kleber lima

O secretário de Estado de Comunicação, Kleber Lima, é investigado pela Polícia Civil por ter supostamente utilizado a estrutura do governo para favorecer a imagem pessoal do governador Pedro Taques (PSDB).

As informações foram divulgadas pela TV Centro América nesta terça-feira (22). Kleber nega as acusações e afirma que somente irá se manifestar quando tiver acesso às denúncias.

O Tribunal de Justiça, responsável por investigações de pessoas como secretários, determinou a abertura do inquérito. De acordo com a assessoria do tribunal, ainda não há um desembargador escolhido para a relatoria do caso.

Três servidores de carreira do Estado denunciaram o secretário. Eles afirmam que o Gabinete de Comunicação (Gcom) passou a utilizar o nome do governador em quase todos seus materiais. A prática feriria o princípio da impessoalidade na administração pública, já que o órgão deveria servir ao Estado e não a um grupo político.

Áudios gravados pelos servidores mostram discussões deles com Kleber nas quais são questionadas as estratégias de comunicação do governo do Estado.

Em uma das gravações, uma das servidoras critica uma reportagem que tinha o título de “Taques recebe aval da ONU”. O texto se referia a um projeto seria da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

“Se o Taques amanhã, se ele morresse, se ele desistisse, se tiver um meteoro… Ele vai levar o aval (da ONU) no bolso e vai embora?”, questiona a servidora.

O secretário responde: “Nesse caso específico, o aval foi dado ao governo. Não a ele?!”. “Certamente. Por que é um projeto da Sinfra para questões de estradas. E isso se repete! A gente tinha expectativa que isso ia mudar!”, completa a servidora.

A mulher, não identificada, afirma ter vergonha de trabalhar no gabinete pela pessoalidade conferidas às matérias.

Em outra gravação, Kleber conversa com outro servidor e diz que ele estava atrapalhando o trabalho do governo.

“Então assim, se você não gosta do governo, se você tem problema ideológico com o governo, é um direito seu. Você é um servidor de carreira, tem os seus direitos, só que eu vou te pedir então, para gente conviver de boa, fica na sua então”, diz o secretário.

“Guarde suas opiniões pra você ou para as assembleias que você vai participar. Como eu não posso te dispensar, porque se eu pudesse, eu te dispensaria; como eu não posso. Eu tenho que te engolir!”, completa.

O Ministério Público Estadual (MPE), segundo a TV Centro América, teria dado parecer favorável às investigações. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes