Saiba mais sobre o descarte de cartuchos de tinta e a sustentabilidade

(Foto: Reprodução/tookapic em Pixabay)

Os cartuchos de tinta e toner são usados para imprimir documentos, fotos e outros papeis nas impressoras. Depois que o cartucho acaba, como você o descarta? Se você respondeu que joga no lixo comum, saiba que não é o correto! Continue lendo para entender a relação do descarte irregular dos acessórios e o meio ambiente!

Por que não jogar cartucho no lixo comum?

Na pressa, algumas pessoas podem acabar jogando os cartuchos no lixo comum. Como já foi dito, o descarte não deve ser feito dessa maneira, mas por quê? Podemos resumir dizendo que essa atitude traz danos para a natureza, uma vez que contém resíduos de tintas e outros que podem poluir o meio ambiente.

Onde descartar cartuchos de tinta?

Agora você deve estar se perguntando onde jogar os cartuchos de toner e tinta, não é? Há vários locais em que você pode descartar:

  • lixeira vermelha da coleta seletiva (plástico): você pode jogar o acessório usado na sua impressora multifuncional nesse lixo, uma vez que a maior parte é feita em plástico. Também é recomendado embrulhar em jornal ou plástico bolha para que a tinta não vaze;
  • postos de coleta: há diversas empresas que realizam a coleta de cartuchos de tinta e toners. Você pode procurar a mais próxima de você;
  • programas de coleta das empresas de cartuchos: para incentivar a sustentabilidade, muitas das próprias fabricantes trabalham com o programa de coleta. Confira algumas:

HP

A marca conhecida pelos sofisticados aparelhos eletrônicos mostra preocupação com a natureza. Para descartar o acessório usado é simples e grátis, tendo duas opções:

  1. entrega em lojas autorizadas: determinados estabelecimentos possuem caixas onde você pode deixar os cartuchos de tinta hp. No site da marca, você consegue encontrar o ponto de coleta mais próximo;
  2. coleta na sua casa: no site da HP, você pode solicitar a coleta ou ligar para o call center. Seguindo as devidas recomendações de embalagem, a marca dá um prazo de 10 dias úteis para que a transportadora passe na sua casa e recolha o material. Também é gratuito, mas a quantidade mínima para essa forma de coleta é de 5 cartuchos;

O Programa de Logística Reversa e reciclagem “HP Planet Partners” tem o objetivo de diminuir os impactos ambientais, uma vez que a empresa afirma que 80% dos cartuchos de tinta da marca e 100% dos toners da HP Laserjet são feitos com conteúdo reciclado.

Epson

A Epson também conta com um programa de coleta. Os cartuchos de tinta Epson, assim como fitas matriciais, lâmpadas e outros produtos da marca podem ser levados até um ponto de coleta. De acordo com a empresa, há 110 lojas no país que recebem os acessórios obsoletos.

Lexmark

Desde 1991, a Lexmark trabalha com a reciclagem dos cartuchos. No caso dessa empresa, você precisa embalar colocando os cartuchos de tinta Lexmark usados no envoltório do novo. Após isso, é preciso colocar na caixa vazia do cartucho novo e fechar. Depois que juntar 5 cartuchos ou mais, você programa a coleta. Assim, a empresa vai até a sua casa e retira.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEntenda como funciona o tratamento para droga
Próximo artigoComo escolher uma boa distribuidora de alimentos