Principal

Relação dos albinos com o calor de Cuiabá é retratada em documentário

1 minuto de leitura
Relação dos albinos com o calor de Cuiabá é retratada em documentário

Um documentário de 15 minutos aborda de forma poética a relação entre albinos e o calor cuiabano. O que é ser albino em Cuiabá? Como pessoas que devem viver longe do sol conseguem sobreviver em uma cidade quente como Cuiabá? Com base nestes questionamentos, a cineasta Danielle Bertolini dirigiu, roteirizou e produziu um curta metragem chamado “Filhos da Lua na Terra do Sol”.

O documentário tem 15 minutos e foi rodado entre junho e agosto de 2016, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. São três personagens que ilustram o filme: Laudisseia, servidora pública do TRT; Hélio, agente de endemias; e Marcelo, professor de música e atualmente no Instituto dos Cegos.

Para a diretora, roteirista e produtora do curta, Danielle Bertolini, “dar visibilidade à pessoa albina e a todas as questões que envolvem este universo está sendo muito recompensador. Busquei aliar a linguagem cinematográfica à causa dos albinos, e o resultado tem agradado ao público em geral”.

Além da sensibilidade da pele em relação ao sol, pessoas com essa condição têm baixa visão e geralmente sofrem bullying ao longo da infância, adolescência e até mesmo na vida adulta. Todas essas questões são abordadas no curta metragem, que foi selecionado no edital Procine 01, e conta com patrocínio da Prefeitura de Cuiabá e Ancine (Agência Nacional de Cinema). O documentário foi pela Lamiré Cinema e Vídeo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes