Profissionais autônomos: 2021 tem o pior março dos últimos seis anos

Professor da FGV acredita que setor foi afetada pelas medidas que restringiram a circulação de pessoas nas cidades brasileiras

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A atividade econômica de microempresas e trabalhadores autônomos atingiu, em março desse ano, o pior resultado para o mês desde 2015. É o que aponta o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM).

De acordo com o levantamento, houve uma queda de 10,05% nas vendas em comparação ao aferido no mesmo mês do ano passado.

O ISM foi criado para medir a atividade econômica com base em dados de negócios de empreendedores informais, além de micro e pequenas empresas em todos os Estados brasileiros e em mais de 30 ramos de atividades distintos.

LEIA TAMBÉM

“Podemos atribuir o resultado de março de 2021, em grande parte, às incertezas econômicas com a piora da pandemia e ao aumento no número de infectados, que exigiu a intensificação das medidas restritivas, principalmente, neste começo de ano”, explica Carlos Grieco, head de pagamentos da SumUp.

Renan Pieri, professor da Fundação Getúlio Vargas e responsável por elaborar o índice, reforça a argumentação. “Boa parte dos pequenos empresários do varejo foi afetada pelas medidas que restringiram a circulação de pessoas nas cidades brasileiras e, consequentemente, as vendas caíram”, ele diz.

Como Funciona o ISM

Desenvolvido pela SumUp, fintech de soluções financeiras diversificadas para microempreendedores e profissionais autônomos.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp – fintech de soluções financeiras diversificadas para microempreendedores e profissionais autônomos – com o intuito de ampliar o acesso à informação sobre a economia brasileira.

O ISM é calculado a partir de um método estatístico robusto, mas simples, que permite explicar o desempenho do setor microvarejista com base nas vendas processadas pelas maquininhas da SumUp.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMorre d. Eurídice Gomes, mãe de Virgínia Mendes
Próximo artigoGaeco cumpre mandados contra policiais acusados de praticar crimes em Cuiabá