Negócios

Procon pede para ANP averiguar irregularidades em postos de combustíveis em Cuiabá

Órgão municipal diz que os aumentos recentes e pareados do etanol são episódicos incomuns

1 minuto de leitura
Procon pede para ANP averiguar irregularidades em postos de combustíveis em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O Procon de Cuiabá pediu para a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível) averiguar os preços do etanol em postos de combustíveis. O órgão diz que os aumentos recentes são “incomuns” e poderiam indicar a formação de cartel. 

Conforme o diretor-geral do Procon de Cuiabá, Genilto Nogueira, os postos têm cobrado preços pareados desde o dia 8 deste mês e feito reajustes simultaneamente. Em 10 dias, houve dois reajustes, e o preço médio em Cuiabá acumulou alta de 25% em 2024. 

“É muito difícil identificar a formação de cartel, porque o mercado opera em livre concorrência, está na Constituição. Mas, o preço, principalmente do etanol, tem subido muito nas últimas semanas, e não houve nenhum fator aparente para justificar os reajustes”, disse Genilto. 

Segundo o diretor, acontecimentos em outros países podem influir no preço dos combustíveis no Brasil, como aconteceu em 2022, e poderá acontecer de novo por causa dos conflitos em que Israel está envolvido. Mas o mercado seria afetado neste momento. 

“As situações podem sim gerar oscilação nos preços, mas não é para agora, o mercado ainda está com estoque anterior à situação de Israel. Então, pedimos para ANP averiguar possíveis irregularidades nos 138 postos em Cuiabá”, disse. 

Tabelas publicadas pela ANP mostram que o litro do etanol em Cuiabá saiu de R$ 2,94 o litro, na primeira semana de janeiro, para R$ 3,42 na segunda semana de abril. A média dos preços cresceu 21%, mas o Procon Cuiabá calcula diferença maior.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes