Principal

Professores terão prioridade para vacinação contra gripe

3 minutos de leitura
Professores terão prioridade para vacinação contra gripe

Começa nesta segunda-feira a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que deve intensificar a aplicação de vacinas contra a gripe em postos de saúde de todo o país até o dia 26 de maio.

Pela primeira vez, professores da educação básica integram o grupo prioritário e terão mobilização específica para vacinação: será oferecida a possibilidade de fazer a aplicação diretamente nas escolas nos dias 2 e 3 de maio. “Estamos atendendo a uma solicitação constante desses profissionais de serem incluídos no grupo prioritário da vacinação. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”, ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Dia D
A meta é aplicar 54,2 milhões de doses, o que representa 90% do público-alvo. O tradicional “Dia D”, de mobilização nacional, está marcado para 13 de maio, sábado, na véspera do Dia das Mães.

No ano passado, o Brasil registrou 12.174 casos de gripe, dos quais 10.625 foram provocados pelo vírus H1N1 e 2.220 resultaram em mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. 

O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. Segundo o governo, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. 

Mutantes
A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A(H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.

Contraindicação
A vacina contra a doença não é indicada para alérgicos a ovo de galinha e derivados, além de pessoas que já tenham apresentado alguma reação anafilática ao imunizante. Em casos raros, ele pode provocar dor, vermelhidão e enrijecimento no local da aplicação.

Prioridade
Confira os grupos considerados prioritários para a vacinação:

1) maiores de 60 anos
2) crianças entre seis meses e 5 anos
3) gestantes
4) mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias
5) professores
6) profissionais de saúde
7) indígenas
8) funcionários e apenados do sistema prisional
9) pessoas com diabetes, hipertensão ou que já foram submetidas a transplantes

(Com Agência Estado)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes