Cidades

Procuradoria diz que Paccola infringiu normas de ética e dá parecer pela cassação

Parecer passará pela análise da Comissão de Ética e Decoro. Vereador matou um homem em confusão no centro de Cuiabá

2 minutos de leitura
Procuradoria diz que Paccola infringiu normas de ética e dá parecer pela cassação
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Procuradoria Legislativa da Câmara de Cuiabá deu parecer pelo afastamento ou pela cassação do vereador Marcos Paccola (Republicanos). O pedido pela manifestação foi protocolado na segunda-feira (4) pela vereadora Edna Sampaio (PT), em decorrência do envolvimento de Paccola no assassinato do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa. 

A avaliação servirá de base para a Comissão de Ética e Decoro analisar o caso. O parecer  não precisa ser seguido, visto que posicionamento da Câmara é político. 

A manifestação da Procuradoria foi lida em plenário na sessão parlamentar desta quinta-feira (7). O procurador André Luiz Posety afirmou no texto que a situação do vereador Marcos Paccola infringe o Código de Ética e Decoro instituído pela Câmara de Cuiabá.  

Segundo ele, foram levados em conta critérios técnicos de admissibilidade dos pedidos de processo disciplinar, previstos nos artigos 19 e 20 do Código de Ética da Câmara. Os itens exigem, por exemplo, “exposição objetiva do fato” que confrontaria as normativas de ética, “especificação da infração cometida” e “indicação de provas”. 

Marcos Paccola atirou e matou o agente socioeducativo Alexandre Miyagawa durante uma confusão no centro de Cuiabá, na sexta-feira (1º). A Polícia Civil investiga as circunstâncias do assassinato.

LEIA TAMBÉM

A Comissão de Ética da Câmara decidiu aguardar o andamento da apuração para se posicionar sobre a repercussão do caso no mandato do vereador. 

Segundo o presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná (MDB), o parecer da Procuradoria será protocolado ainda hoje no gabinete do vereador Lilo Pinheiro (PDT), presidente da Comissão de Ética. Lilo defende o afastamento de Paccola do cargo. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes