Brasil

Operação Ganância: PF e Receita Federal atuam contra extração ilegal de ouro e lavagem de capitais

Mandados judiciais estão sendo cumpridos em Rondônia, Pará, Acre, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro

2 minutos de leitura
Operação Ganância: PF e Receita Federal atuam contra extração ilegal de ouro e lavagem de capitais
(Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (7), a operação Ganância, com o objetivo de combater organização criminosa responsável pela extração ilegal de ouro mediante o cometimento de crimes ambientais, invasão de terras da União e lavagem de capitais.

No curso das investigações foi identificado que uma empresa mineradora localizada no estado do Pará estava extraindo minério de ouro em volume incompatível com as autorizações ambientais, além de promover ações visando aparentar a legalidade de operações comerciais com minério proveniente de outros garimpos localizados em terras indígenas e terras da União.

Estima-se que essa empresa tenha comercializado, entre os anos de 2020 e 2021, em torno de R$ 1 bilhão em minério de ouro, sendo quase a totalidade destinada para a exportação.

O grupo econômico investigado ainda praticou atos de lavagem de capitais por meio de ocultação e dissimulação de valores através de empresas de “fachada/fictícia”, de pessoas físicas “laranjas”, de diversas operações envolvendo criptoativos, além de transações financeiras de altos valores (depósitos e saques em espécies), principalmente de forma fracionada, para burlar limites regulamentares ou operacionais.

Estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 60 mandados de busca e apreensão, nos estados de Rondônia, Pará, Acre, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do bloqueio judicial de ativos financeiros em nome dos investigados, no limite total de R$ 2 bilhões e a suspensão das atividades comerciais de algumas das empresas investigadas.

LEIA TAMBÉM

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes