Eleições 2022

Primeira-dama e vereador de Rondonópolis são alvos em operação sobre compra de votos

Polícia Federal cumpriu mandados nas casas de Neuma de Morais e Roni Magnani, que disputaram cargos de deputados neste ano

2 minutos de leitura
Primeira-dama e vereador de Rondonópolis são alvos em operação sobre compra de votos

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas da primeira-dama de Rondonópolis, Neuma de Morais, e do vereador Roni Magnani na Operação Sufrágio Limpo, deflagrada na manhã desta sexta-feira (4). 

Ambos disputaram os cargos de deputada federal e deputado estadual, respectivamente, na eleição 2022, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ainda não há informação do que os policiais coletaram na casa dos investigados. 

A investigação teve início durante o primeiro turno, encerrado no dia 2 de outubro, após uma pessoa presa com dinheiro e uma lista de eleitores ter sido descoberta como intermediadora dos candidatos. 

Conforme a PF, o investigado tinha R$ 11,3 mil em dinheiro e seria o responsável por pagar os eleitores cooptados na compra de votos. Ele também tinha materiais de propaganda eleitoral dos dois então candidatos. 

A Justiça autorizou a Polícia Federal a cumprir seis mandados de busca e apreensão contra seis investigados na Sufrágio Limpo. 

Neuma de Morais e Roni Magnani são investigados por compra de voto e captação ilegal de dinheiro para campanha eleitoral. Nenhum deles foi eleito para os cargos que disputavam. 

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Neuma de Morais recebeu 44.931 votos e Roni Magnani, 20.928 votos. 

O que disse a primeira-dama?

Por meio de nota, Neuma de Morais disse que o mandado cumprido em sua casa na manhã desta sexta-feira (4) trata-se de uma investigação sobre o processo eleitoral do primeiro turno das eleições de 2022, relacionada a apreensão de material de campanha dela.

A primeira-dama afirmou ter estranhado o fato de não ter sido convocada a prestar esclarecimentos à Justiça antes, afirmou estar surpresa com o fato e que, se for necessário, está à disposição para responder aos questionamentos da Justiça Eleitoral.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes