Pandemia fez MT regredir na meta de redução do analfabetismo

Suspensão das aulas presenciais fez Estado quebrar série de formação de quatro mil pessoas por ano

(Foto: Agência Brasil)

O fechamento das escolas por conta da pandemia da covid-19 fez Mato Grosso estagnar na meta de retirar pessoas do analfabetismo. Entre 2017 e 2019, cerca de 4 mil pessoas conquistavam a formatura do ensino básico por ano. Em 2020, esse número quase zerou.

A quebra nesta evolução deve contribuir para o aumento do índice de pessoas analfabetas no Estado.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (26) pelo governador Mauro Mendes (DEM), durante o lançamento do plano de reabertura das escolas. 

LEIA TAMBÉM

“Nós voltamos a ter a marca de 5% da população no analfabetismo. Em 2017, conseguimos formar quatro mil; em 2018, quatro mil e em 2019 também. Em 2020, esse número praticamente zerou, porque tivemos que fechar as escolas. É um prejuízo muito grande manter as escolas fechadas por mais tempo”, afirmou. 

Segundo o governador, Mato Grosso tem, hoje, cerca de 200 mil pessoas cuja formação escolar é insuficiente para ler e escrever de forma correta. Porém, especialistas em educação alertam que esse número pode ser maior, por causa da evasão escolar de estudantes do ensino médio. 

A estimativa divulgada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é que cerca 25% dos alunos matriculados no ano passado deixaram de comparecer às aulas, mesmo remotas, após o início da pandemia. 

O conceito de analfabetismo, hoje, inclui pessoas que sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar a realidade de maneira adequada.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) planeja realizar pesquisas a cada trimestre, independente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para medir a evolução dos alunos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPoliciais fazem surpresa em aniversário de menina que sonha em ser policial civil
Próximo artigoTaxa de felicidade dos jovens brasileiros está em queda desde 2013