Mato Grosso

Omissão de socorro causou morte de criança em hospital de Cuiabá, diz deputada

Denúncia será encaminhada ao Ministério Público nesta sexta-feira

2 minutos de leitura
Omissão de socorro causou morte de criança em hospital de Cuiabá, diz deputada
(Foto: Luiz Alves / Secom)

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse ter recebido uma denúncia relatando a morte de uma criança por omissão de socorro no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Ela não teria sido atendida por conta do fechamento da UTI pediátrica.

Segundo Janaina Riva, a documentação que chegou a seu gabinete será encaminhada ainda nesta sexta-feira (3) ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A parlamentar falou sobre o caso em suas redes sociais. Na publicação, também chamou de “bizarra” a CPI instalada pela Câmara de Cuiabá, para investigar a intervenção do Governo de Mato Grosso na Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A medida de intervenção foi autorizada pelo Tribunal de Justiça em janeiro deste ano. O Ministério Público já recorreu contra a medida, também junto à Corte.

LEIA TAMBÉM

“Vocês já pensaram uma CPI bizarra para não mostrar os rombos na saúde de Cuiabá? Isso é cortina de fumaça e eu só posso parabenizar o Ministério Público por agir para tentar impedir isso”, disse Janaina.

Deputada Jainaina Riva
(Foto: JL Siqueira/ALMT)

Morte por omissão de socorro

Sobre a denúncia de omissão de socorro, Janaina Riva afirmou que os relatos são de que a criança passou a tarde toda na porta do HMC, aguardando por atendimento. “A UTI pediátrica lá está vazia por falta de pagamento de médicos. Não tinha médico lá para atender e essa criança veio a óbito”.

Para a deputada, a falta alegada de profissionais se deu por conta do “desastre na gestão da saúde pública de Cuiabá”. “Esse é apenas um caso que chegou até mim. Imagina quantas pessoas estão morrendo, esperando a intervenção acontecer”.

Ainda de acordo com a deputada, o denunciante afirmou que várias tentativas de reuniões foram feitas com o diretor do HMC para reverter o fechamento da UTI pediátrica, porém, sem sucesso.

Os médicos estariam esperando por pagamento desde outubro e, por isso, deixaram de prestar o serviço.

Esta semana durante uma “blitz” no local – com parlamentes da Câmara Federal e da Câmara de Cuiabá – Janaina teria verificado o fechamento de 10 leitos da UTI pediátrica e falta de remédios na farmácia central.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
2
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes