Política

Mauro Mendes deve conversar com Lula sobre programa habitacional e Parque da Chapada

Projetos do governo estadual dependem da ajuda do governo federal para serem executados neste ano

2 minutos de leitura
Mauro Mendes deve conversar com Lula sobre programa habitacional e Parque da Chapada
(Foto: Reprodução/ Mayke Toscano/Secom-MT)

O presidente Lula desembarca hoje (3) em Rondonópolis (210 km de Cuiabá) para a entrega de 1.440 apartamentos em um residencial popular. Ele deve chegar em uma comitiva de ministros por volta das 9h45. 

Lula e o governador Mauro Mendes – que confirmou na quarta-feira (1º) que irá ao evento – devem ter uma conversa reservada para tratar de assuntos do interesse do governo:

  • Construção de 40 mil casas populares; 
  • Outorga do Parque da Chapada dos Guimarães. 

O programa de habitação é uma promessa de campanha eleitoral de Mauro Mendes de 2022. A intenção é construir casas para pessoas de baixa renda e para outros perfis socioeconômicos, como funcionários públicos.  

O governo calcula que sejam necessários em torno de R$ 6 bilhões para executar o projeto, mas vê espaço para assumir as obras sozinho. A negociação com o governo federal entra nessa parte. Mauro Mendes tenta negociar com Lula a inclusão do seu projeto na retomada do Minha Casa, Minha Vida. 

O governo federal liberaria parte do dinheiro em financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF) e o governo estadual daria contrapartida. Os municípios também participam do projeto, com a doação de terrenos. A previsão é que o programa seja lançado neste ano. 

Quanto à concessão do parque de Chapada dos Guimarães, o governador tentará dissolver as dificuldades que tem encontrado para receber a autorização de administrar a reserva. 

O plano do estado para o parque já foi apresentado aos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Marina Silva (Meio Ambiente). A reunião com Marina não agradou a Mauro Mendes. Ele não viu entusiasmo da ministra com a proposta. 

Desde então, o assunto também tem sido disputados por organizações não-governamentais (ONGs) que dizem ver prejuízo para a reserva caso ela seja “estadualizada”. O governador diz que a informação está “distorcida”. 

“Não vai mudar nada na lei. Não estamos pedindo para estadualizar o parque, somente para assumir administração da concessão. Temos um projeto melhor, de investir R$ 200 milhões em 4 anos”, afirmou. 

Entrega em residencial 

A primeira visita de Lula a Mato Grosso no novo mandato será ligeira. A agenda oficial da presidência diz que ele deve chegar às 9h45 e partir às 12h30 para São Paulo. 

Oficialmente, ele deve participar somente da cerimônia para a entrega dos 1.440 apartamentos no residencial Celina Bezerra. As obras fazem parte do Minha Casa, Minha Vida do segundo mandato de Dilma Rousseff e foram interrompidas logo após o impeachment dela (2016). 

O restante dos serviços foi então assumido pela Prefeitura de Rondonópolis. A entrega de hoje é a primeira etapa de um projeto com cerca de 2,5 mil apartamentos. 

A comitiva presidencial também deve ter o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; ministro de Cidades, Jader Barbalho Filho, e a presidente do Banco Central, Tarciana Medeiros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes