Política

Nilson Leitão assume IPA e subsidiará Frente Parlamentar Agropecuária com informações técnicas

Ex-deputado federal também é um dos consultores da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) desde 2019

2 minutos de leitura
Nilson Leitão assume IPA e subsidiará Frente Parlamentar Agropecuária com informações técnicas
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) assumiu a presidência do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que é constituída por 46 entidades do setor e tem o objetivo de defender os interesses da agricultura, bem como subsidiar os trabalhos da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) em Brasília.

A eleição foi realizada na terça-feira (25) e o nome de Leitão teve aceitação unânime. Ele, que já foi líder da FPA quando deputado, afirma que está concentrado e ciente dos desafios da nova função, que conciliará com o trabalho de consultor na Confederação Nacional de Agricultura (CNA), que desempenha desde 2019.

Leitão avalia que à frente do instituto terá como principal obstáculo o conflito de interesses entre as diferentes cadeias e regiões onde estão fixadas. Aponta ainda que precisará de um bom relacionamento com os envolvidos para equilibrar as demandas, construindo algo palpável em uma agenda nacional.

O IPA concentra entidades que representam grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e entre as questões vistas como urgentes estão a burocracia dos Licenciamentos Ambientais, a regularização fundiária, o uso de defensivos agrícolas , os créditos rurais, a conectividade no campo e as exportações.

“Temos que entender o que o mercado quer, trabalhar as relações internacionais e diagnosticar se o produto nacional não é aceito em outros países por alguma questão técnica ou por nossa falta de habilidade com a comunicação”, defende.

Com relação ao futuro político, Leitão diz que ainda é cedo para se posicionar.

No momento ele quer se concentrar nos trabalhos de consultor e presidente do IPA, que, segundo ele, ocupará muito do seu tempo, impedindo a discussão de política partidária.

“Recentemente, eu perdi uma eleição – Leitão concorreu ao Senado no ano passado – e ganhei outra – a do IPA. Então, agora vamos esperar o momento certo para saber se o eleitor irá querer que eu ocupe outro cargo”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes