Em 10 anos, frota de veículos em MT aumentou 114%

Dados levam em conta entrada e saída de veículos registrados no sistema

Trincheira Jurumirim - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A frota de veículos em Mato Grosso aumentou cerca de 114% nos últimos 10 anos. Em 2010, o Estado contava com 1,047 milhão de veículos e terminou o ano de 2020 com cerca de 2,249 milhões. Os dados são do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

De acordo com o líder da equipe do Renaest, Walber Desto, o estudo leva em consideração a entrada e saída de veículos do sistema de registro de Mato Grosso, excluindo desse total os veículos transferidos para outro Estado e também os baixados por motivos diversos. “Ou seja, é um levantamento que representa o retrato da frota da última década no Estado”, falou.

Walber acredita que a redução nas taxas de juros e melhores condições para financiamento de veículo, não somente em Mato Grosso mas em todo País, impactaram diretamente no maior consumo de bens automotores nos últimos 10 anos.

A frota total de veículos no Estado em 2010 era representada por 35% de automóveis, 33% motocicleta, 10% motoneta, 9% caminhonete e 4% de caminhão.

Dez anos depois, em 2020, os automóveis continuaram representando 35% do total da frota do Estado seguidos de 28% de motocicleta, 10,90% de motoneta, 10,90% de caminhonete e 3,48% de caminhão.

“As facilidades para aquisição de veículos ajudam na comodidade de locomoção dos cidadãos, mas o aumento da frota também impacta diretamente na qualidade de vida desse cidadão, pois aumentam os congestionamentos, a emissão de gases poluentes e os acidentes”, observou Walber.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMT já recebeu sete pacientes de Rondônia; dois chegaram na madrugada desta sexta-feira
Próximo artigoNilson Leitão assume IPA e subsidiará Frente Parlamentar Agropecuária com informações técnicas