Principal

Newborn: conheça os apaixonantes ensaios de recém-nascidos

6 minutos de leitura
Newborn: conheça os apaixonantes ensaios de recém-nascidos

Digachis Fotografia

Newborn

Ensaio de bebês recém-nascidos: nos bastidores são empregadas muita técnica e paciência por parte dos fotógrafos

Quando você pensar que já viu as coisas mais fofas do mundo, te convido a conhecer as fotos de ensaios Newborn (recém-nascido). Bebês dormindo, vestidos ou não – e posicionados para fotos artísticas em um universo lúdico, podem salvar o dia de qualquer pessoa.

Julia Muxfeldt, 22 anos, é fotografa há seis anos e há quatro se rendeu aos ensaios Newborn. Já Marcus Aurélio de Barros, 28 anos, e Weronica Eler do Couto, 28 anos, do DigaChis, desde o início, há seis anos, escolheram para trabalhar o universo cheio de fofura dos ensaios de recém-nascidos.

Os três também fazem fotos de gestantes, acompanhamento mês a mês, ensaios de família e, no caso de Júlia, até fotos de nascimentos. Mas quando perguntados sobre a principal característica para um fotógrafo de Newborn, a resposta é unanime: “paciência”.

Júlia afirmou que os ensaios exigem muita técnica, paciência e respeito pelo bebê. E Marcus disse que o Newborn segue uma linha mais lúdica, visto que o bebê não está ao natural.

“Porque naturalmente eles não ficam naquelas poses, e a roupinha também não é uma de dia-a-dia. E acho que exatamente por ser alheio ao natural, que ele acaba se tornando tão impressionante”, disse Marcus.

Diferentemente das outras fotos de bebês, como o lifestyle, o Newborn exige uma produção, acessórios específicos e poses trabalhadas. As fotos precisam ser tiradas nos primeiros dias de vida. A maioria dos profissionais pedem que seja, no máximo, 12 dias após o nascimento.

“Nos primeiros dias, a maioria dos bebês dormem bem profundamente, ai a gente consegue fazer as poses. Além disso, eles são flexíveis; a gente pode colocá-los em algumas poses, como se estivessem dentro da barriga”, contou Marcus.

YouTube video

O ensaio dura em média três horas, mas isso depende do bebê. “Teve um ensaio que eu entrei 9 horas da manhã e fiquei até as 4 horas da tarde esperando. Fui para o almoço, voltei, esperando o bebê dormir para fazer as fotos”, disse Júlia.

O motivo da possível demora é que os fotógrafos de Newborn precisam trabalhar no tempo do bebê. Além de que alguns aceitam as poses com facilidade, enquanto outros nem tanto. Um exemplo é a posição do sapinho, em que o bebê fica com a mão no queixo; segundo Marcus, é a mais incerta do ensaio, visto que alguns bebês não a aceitam.

Quando a moda de ensaios Newborn começou, as fotos eram sempre tiradas com os bebês sem roupa. Atualmente uma nova onda está começando, com os bebês vestidos com algumas peças que casam com o ambiente.

A escolha dos acessórios fica a critério dos pais, mas o fotógrafo sempre acaba dando uma ajudinha. Júlia, por exemplo, costuma utilizar pequenas detalhes, como luvinhas e poucas roupinhas em tons neutros. Mas há fotógrafos que preferem ensaios com roupas, vistos que muitos pais têm medo de que erotizem seus filhos com as fotos nas redes sociais.

Além das roupas, ainda há os acessórios de decoração comuns nos Newborns, como o cestinho, ou até mesmo algo que remeta a algum tema – country, filmes e princesa, por exemplo. Esses acessórios precisam ter um tamanho ideal e, por isso, já existe um mercado que é movimentado apenas por esse estilo de fotografia.

“A gente leva tudo para a casa do cliente e monta. A caminha que a gente leva com um suporte é totalmente desmontável; tem também o piso, aquele de madeira, que na verdade é um tecido”, contou Júlia.

YouTube video

Por serem fotos tiradas nos primeiros dias, geralmente os fotógrafos vão até a casa dos pais, para que tenham maior conforto. Além disso, quase sempre é feita uma foto com a família completa.

Os preços dos ensaios podem variar, mas costumam estar entre R$ 650 e R$ 1.500.

O fotógrafo de Newborn precisa estudar muito e estar sempre atento ao bebê, aos detalhes e ao ambiente, que se estiver agitado poderá também agitar o pequeno modelo.

“Tem que ter muita empatia pelo tempo da criança, essa necessidade de compreender que o bebê tem o tempo dele, que ele ainda está em um processo de descoberta do corpo, que o sistema inteiro ainda está se adaptando a esse novo ambiente, enfim, é fazer a fotografia com muita paciência, muito respeito”, disse Júlia.

“Precisa ter sensibilidade, acho que mais ainda do que paciência, para conseguir perceber as situações. Porque se ele não tiver sensibilidade não vai conseguir entender o que o bebê está dizendo e ele se expressa através de sutileza”, disse Marcus.

Júlia Mux Fotografia

Newborn

Em alguns ensaios são utilizados acessórios, como um cesto e uma guitarra

Além de todo esse cuidado e perfeccionismo, o fotógrafo ainda precisa estar sempre pronto para as surpresas, visto que nunca se sabe quando o bebê irá dar um “presente”.

“Uma vez a Weronica estava com uma calça meio frouxa e estava com um bebê no colo e ele fez cocô. Ela demorou um pouco para perceber e foi entrando na calça dela. Essas coisas para nós são normais”, relatou Marcus, aos risos.

Quando Marcus e Weronica começaram ainda não existiam cursos no Brasil, então eles fizeram aulas online com uma canadense e com uma norte-americana. Atualmente, os Newborns estão mais famosos e inclusive Júlia dá cursos.

As turmas são sempre de até oito pessoas e são ensinadas as técnicas para o bebê dormir, o que é preciso para o ensaio, as melhores poses, ângulos e equipamentos, tudo para quem está querendo começar nesse universo de fotografar recém-nascidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes