Principal

MT e Noruega buscam parceria contra desmatamento

3 minutos de leitura
MT e Noruega buscam parceria contra desmatamento

Com o objetivo de tratar sobre o interesse da Noruega nas políticas de desenvolvimento sustentável, aliadas à preservação do meio ambiente, a embaixadora do País no Brasil, Aud Marit Wiig, esteve em Cuiabá, nesta terça-feira (24/01). Ela foi recebida pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, nesta que é a segunda visita ao estado.

Aud Wiig participou de reunião com investidores da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), adotada pelo Governo do Estado para erradicar o desmatamento até 2020.

Para Taques a presença da embaixadora mostra o significado da proposta PCI, o respeito à sustentabilidade, mas admite que não é possível falar sobre o tema sem recursos. “Não se faz preservação sem recursos, e isso já está quantificado num plano de ação”, explicou.

De 2004 a 2014, Mato Grosso teve um decréscimo no desmatamento ilegal em quase 90%, o equivalente a 1,9 giga toneladas de redução de emissão de CO2. Já entre agosto de 2015 a 2016, a diminuição do desmatamento chegou 19%, segundo dados divulgados pela secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Aud Wiig destacou que o estado tem feito um trabalho contínuo no que se refere ao fim do desmatamento, com a implantação da estratégia. “Isso está sendo observado pelo mundo todo e, sem dúvida, é uma importante contribuição no combate ao aquecimento global”.

Para a embaixadora é possível combinar produtividade com a proteção ambiental, em razão dos resultados já apresentados.

Preservar, Conservar e Incluir 

A Estratégia PCI tem como objetivo acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na 21ª Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França, em 2015. Na ocasião, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020, e também em realizar ações para conter o aquecimento global.

O diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia, Fernando Sampaio, citou que existem muitos investidores de fora interessados em colocar dinheiro em Mato Grosso. O objetivo é juntar o grupo de investidores para coordenar esses investimentos dentro do estado para fazer essas metas acontecerem de forma mais efetiva e otimizar o uso de recursos.

Também participaram da reunião representantes da Embaixada dos Países Baixos, Ramon Gerrits; o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro; o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes; e representantes de organizações que fazem parte da estratégia PCI, como o Fundo de Clima Althelia, do Fundo Amazônia/BNDES, do Tropical Forest Alliance (TFA), da Carbon Trust, e da Fundação Amaggi.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes