Destaques

MPE investiga 3 empresas por suspeita de abastecer propina a deputados

No rol de investigado consta empresa de propriedade do sobrinho do presidente da AL

1 minuto de leitura
MPE investiga 3 empresas por suspeita de abastecer propina a deputados
(Foto: Fablício Rodrigues/ALMT)

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) instaurou inquérito civil para investigar a suspeita de que três empresas privadas tenham participação diretamente em um esquema de pagamento de propina mensal que favoreceu até 51 deputados estaduais.

Os inquéritos civis serão conduzidos pelo promotor de Justiça Mauro Zaque.

As empresas investigadas são Uni Soluções em TI, a Intergraf EGP da Silva e a Sal Locadora de Veículos. Essa última tem como proprietário Alex Botelho, sobrinho do atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM).

A suspeita é que essas empresas fechavam contratos superfaturados e se comprometiam a devolver parte do dinheiro à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que, por sua vez, repassava aos deputados.

A abertura das investigações são desdobramentos da delação premiada do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.

Em troca de redução ou até mesmo extinção da pena nas ações penais em que figura como réu, Riva se comprometeu a auxiliar o Ministério Público e o Judiciário em desvendar esquemas de corrupção em Mato Grosso.

A princípio, Riva se comprometeu em devolver R$ 92 milhões aos cofres públicos e cumprir dois anos de prisão domiciliar.

O promotor Mauro Zaque determinou sigilo das investigações e requereu que a Assembleia encaminhe todos os contratos, licitações, aditivos, processos de liquidação, empenhos e pagamentos, com as devidas ordens bancárias, cheques e quaisquer outros documentos relacionados aos contratos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes