Agro

Maracujá: agricultor conquista fartura a partir do plantio irrigado em Nova Ubiratã

Com apoio técnico e financeiro, agricultor fez do maracujá o sustento da família e atende mercado local, regional e indústria de polpas

3 minutos de leitura
Maracujá: agricultor conquista fartura a partir do plantio irrigado em Nova Ubiratã

A fruta da paixão tocou o coração e o bolso do agricultor familiar João Batista da Silva, de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá). Ele investiu em um plantio irrigado de maracujá. E, com orientações técnicas, está tendo um excelente resultado e já pensa até em expansão da área plantada.

Conforme relatos históricos, o maracujá foi associado à paixão não pela doçura, mas sim pelas flores. Para os jesuítas, elas pareciam a coroa de espinhos de Jesus Cristo.

Pode ser que a ideia inicial não tenha sido lá muito suave. Mas, depois de transitar por diversas culturas, ganhou o romantismo e os valores que o fruto realmente merece, já que é rico em vitaminas e tem um gosto para lá de característico.

Na plantação de João Batista da Silva, que fica no Assentamento Cedro Rosa, a pretensão é colher 3,6 toneladas de maracujás. Grande parte atenderá o mercado regional e indústrias. Contudo, 300kg desse produto ficarão no mercado local. Abastecerão as escolas, por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os estabelecimentos comerciais.

Apoio técnico

O produtor recebeu o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Prefeitura de Nova Ubiratã, na implantação do cultivo com investimento, orientações e acompanhamento.

Além disso, a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura, Bruna Larissa dos Santos, disse que as decisões acontecem de forma conjunta com o produtor. Entre elas: o tipo de manejo, espaçamento, produção e plantio das mudas, polinização, colheita e comercialização.

Apesar do maracujá ser pouco cultivado na região, a fruta tem ótimo potencial e se desenvolve muito bem nas condições de clima e solo. Ela acredita que pode ser mais uma alternativa de cultivo para o pequeno produtor.

Mercado do maracujá

De acordo com o extensionista da Empaer Fábio Carrocini, o maracujá da espécie Gigante amarelo tem boa aceitação. Segundo ele, o cultivo tem se mostrado promissor como uma nova fonte de renda para os agricultores que estão comercializando a fruta in natura nos mercados regionais, locais e agroindústrias de polpa.

A intenção do agricultor é aumentar a área de cultivo de maracujá para cinco mil metros quadrados.

Ele é beneficiário de um projeto que conta com a parceria do Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Empaer e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com o objetivo de fomentar a assistência técnica para 40 famílias do município e a formação de 40 estudantes do curso de técnico em agropecuário do IFMT.

(Com informações da Assessoria)

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes