Principal

Irregularidade das chuvas atrasa o plantio em Mato Grosso

2 minutos de leitura
Irregularidade das chuvas atrasa o plantio em Mato Grosso

Reprodução

soja chuva plantio

Plantio de soja: o céu ainda não deu o sinal verde para os produtores

O plantio da safra de soja 2017/18 atingiu 44,06% na última semana em Mato Grosso. Isso quer dizer que dos 9,4 milhões de hectares previstos para este ciclo, menos da metade, 4,1 milhões estão com as sementes no solo.

Se comparado com a safra anterior, o atraso no plantio chega a 23 pontos percentuais, fator que tem tirado o sono de muitos produtores. O principal motivo são as chuvas irregulares.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), “as chuvas vieram mais atrasadas em relação à safra 16/17 e em menor quantidade”.

Das regiões produtoras, a mais avançada é a região Oeste com 79% da área cultivada. Essa é quarta maior região com pouco mais de um milhão de hectares destinados a soja, onde estão municípios que se destacam pela alta produtividade como Campo Novo do Parecis e Sapezal.

Já a região menos avançada é a Nordeste com apenas 5,46% das lavouras semeadas. Dos 1,5 milhões de hectares destinados a oleaginosa, apenas 75 mil estão com a nova safra germinando. Querência é um dos municípios que estão com o plantio atrasado na região.

Condições climáticas
Conforme o Imea, as previsões climáticas tendem a melhorar. Para novembro, os volumes de chuvas devem aumentar, o que pode dar um fôlego às regiões mais atrasadas no campo.

Porém, mesmo com a chegada das chuvas, o volume deve ficar abaixo da média dos últimos cinco anos na maior parte do Estado.

Segundo Instituto, neste momento, as condições climáticas são uma grande preocupação aos produtores, pois a possibilidade de replantio em algumas áreas ganha força. “Além disso, a preocupação em torno da janela de semeadura da 2º safra, principalmente do milho, é outro fator de atenção. A consolidação da safra17/18 está em aberto”, destaca.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes