Consumo

Instituições financeiras ampliam prazo para inserção do cliente na lista de negativados

Consumidor terá mais tempo para quitar dívidas e conseguir financiamentos

2 minutos de leitura
Instituições financeiras ampliam prazo para inserção do cliente na lista de negativados

Os clientes de bancos e birôs financeiros terão 45 dias para pagar as dívidas antes de entrarem na lista de negativados. O prazo passou a valer na sexta-feira(17) e dá um pouco mais de suspiro para quem está com dificuldade em quitar as dívidas.

Antes, o período médio era de 10 dias e, logo após, o titular da conta perdia ou tinha dificuldades de conseguir créditos porque tinha uma avaliação negativa no sistema financeiro.

Segundo uma nota emitida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC), a concessão de prazo adicional valerá por 90 dias e tem a função de contribuir com as famílias que passam problemas financeiros por conta da pandemia do coronavírus.

Leia nota na íntegra:

“A Associação Nacional dos Birôs de Crédito – ANBC e a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a pandemia causada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos no emprego e na renda.

Considerando que o crédito é um instrumento fundamental para a retomada da atividade econômica no país, e como forma de contribuir para a negociação de dívidas, os birôs de crédito estenderão o processo de negativação, em geral de 10 dias, para 45 dias, a partir de 17 de abril.

A medida, válida por 90 dias, podendo ser prorrogada, tem por objetivo manter o fluxo de informações para avaliação do crédito e ao mesmo tempo conceder prazo adicional para que credores, consumidores e empresas possam renegociar seus créditos, neste momento que requer diálogo e cooperação.

Os setores continuam monitorando os impactos do COVID-19 e acreditam que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar a pandemia e reduzir seus efeitos negativos sobre a população.”

(com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes