Instituições financeiras ampliam prazo para inserção do cliente na lista de negativados

Consumidor terá mais tempo para quitar dívidas e conseguir financiamentos

Os clientes de bancos e birôs financeiros terão 45 dias para pagar as dívidas antes de entrarem na lista de negativados. O prazo passou a valer na sexta-feira(17) e dá um pouco mais de suspiro para quem está com dificuldade em quitar as dívidas.

Antes, o período médio era de 10 dias e, logo após, o titular da conta perdia ou tinha dificuldades de conseguir créditos porque tinha uma avaliação negativa no sistema financeiro.

Segundo uma nota emitida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC), a concessão de prazo adicional valerá por 90 dias e tem a função de contribuir com as famílias que passam problemas financeiros por conta da pandemia do coronavírus.

Leia nota na íntegra:

“A Associação Nacional dos Birôs de Crédito – ANBC e a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a pandemia causada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos no emprego e na renda.

Considerando que o crédito é um instrumento fundamental para a retomada da atividade econômica no país, e como forma de contribuir para a negociação de dívidas, os birôs de crédito estenderão o processo de negativação, em geral de 10 dias, para 45 dias, a partir de 17 de abril.

A medida, válida por 90 dias, podendo ser prorrogada, tem por objetivo manter o fluxo de informações para avaliação do crédito e ao mesmo tempo conceder prazo adicional para que credores, consumidores e empresas possam renegociar seus créditos, neste momento que requer diálogo e cooperação.

Os setores continuam monitorando os impactos do COVID-19 e acreditam que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar a pandemia e reduzir seus efeitos negativos sobre a população.”

(com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO que pesquisadores polares e astronautas têm a ensinar sobre isolamento? Tudo!
Próximo artigo20 estabelecimentos são multados por não cumprirem a quarentena