Política

Hackers invadem Prefeitura de Cuiabá e deixam mensagem contra corrupção

3 minutos de leitura
Hackers invadem Prefeitura de Cuiabá e deixam mensagem contra corrupção
Hackers invadem site da Prefeitura de Cuiabá

Um grupo de hackers invadiu o site da Prefeitura de Cuiabá na manhã deste domingo (6) e postou uma mensagem contra a corrupção. Os hackers trocaram a página institucional por um fundo preto com imagens das máscaras do filme V de Vingança. Às 8h da manhã, a página já havia sido retirada do ar, e não é mais possível visualizar a intervenção.

Em sua página no Facebook, o grupo Ghost Defacers assumiu a autoria da ação. Trata-se do mesmo grupo que invadiu a página da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com intervenção semelhante, no sábado (5). A universidade enfrenta uma ocupação de estudantes, que protestam contra o aumento do valor da refeição no Restaurante Universitário (RU), de R$ 1 para R$ 11. Uma decisão judicial determinou a saída dos estudantes e a reintegração de posse.

“Corrupção há tem todo lugar, mas no Brasil corrupção virou cultura politica”, escreveram os hackers na página do município. “De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Chegamos em um momento crucial na política brasileira, ou colocamos esses canalhas na cadeia, ou vamos ficar imerso nessa corrupção que nunca tem seu fim. #ForaTemer e sua bancada”, diz outro trecho.

Paletó

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) é alvo de uma ação civil pública e teve seus bens bloqueados em decisão na sexta-feira (4). O Ministério Público Estadual (MPE) pede também o afastamento dele do cargo. O prefeito também é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó na Câmara Municipal, atualmente suspensa. Os dois procedimentos investigam o fato de Emanuel ter recebido dinheiro do delator Silvio Correa, chefe de gabinete do ex-governador e também delator Silval Barbosa.

Quando era deputado estadual, Emanuel foi flagrado em vídeo recebendo dinheiro das mãos de Silvio e colocando nos bolsos do paletó. Ele chegou a derrubar maços de notas e se abaixar para pegar. Os delatores e o MPE afirmam que o dinheiro era de propina paga ao então deputado. A defesa do prefeito alega que o dinheiro recebido era para pagar pesquisas do Instituto Mark, que pertence ao seu irmão, Marco Polo Pinheiro, conhecido como Popó.

Atualizada às 9h45: Em nota à imprensa, a Prefeitura informou que investiga a origem do ataque e trabalha para restabelecer o site. Veja a nota na íntegra:

Gostaríamos de informá-los que nosso site sofreu um ataque em seus sistemas, de origem ainda desconhecida, mas que nosso setor de tecnologia da informação, juntamente com a empresa Trinix estão trabalhando para solucionar o problema, o mais rápido possível. Ainda não temos detalhes, mas estamos trabalhando para descobrir sua origem e, também para o restabelecimento de suas funções normais.
Agradecemos a compreensão.
Att Secretaria de Inovação e Comunicação

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes