Principal

Governo retoma obras da Salgadeira em setembro

3 minutos de leitura
Governo retoma obras da Salgadeira em setembro

As obras do Complexo Turístico da Salgadeira, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, devem ser retomadas em setembro. Quem estipulou os prazos foi o próprio secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos (PSDB), em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (23).

Wilson disse não poder pontuar uma data específica, mas garantiu já para o mês que vem o reinício dos trabalhos, previstos em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o governo do Estado e o Ministério Público Estadual (MPE).

Se o que está no documento for seguido à risca, a ordem de serviço deve ser dada, no máximo, até o próximo dia 11, que é quando termina o prazo de 60 dias, previsto no TAC, assinado em 11 de julho. Ainda de acordo com o termo, a entrega do novo parque deve ocorrer em 180 dias, ou seja, em março do ano que vem.

“Os secretários que assinaram o TAC estão comprometidos a pagar uma multa diária de R$ 5 mil por cada dia de atraso na entrega da obra. Quero então pedir uma ajuda todos vocês que estão aqui, inclusive, financeira para pagar essa multa”, brincou o tucano.

Durante o encontro na Câmara, Wilson mostrou preocupação com o fato de as obras serem iniciadas perto do período chuvoso. Segundo ele, estudos já comprovaram uma chance de perda de pelo menos 35 dias de trabalho em obras que começam em outubro na comparação com aquelas que têm início em abril (período seco).

“Mas todo esse cuidado está sendo tomado. Vamos acelerar os aspectos que a chuva não compromete e depois trabalhar os outros pontos”, ponderou.

Cronograma do calvário da Salgadeira
Ainda de acordo com o secretário, a empresa que executará o projeto será escolhida por meio de dispensa de licitação. Entre os motivos, ele citou o risco de o Estado perder mais de R$ 200 milhões do BNDES em investimentos para outros pontos turísticos do Estado caso haja demora na concorrência pública.

Além disso, o secretário disse estar preocupado com a possibilidade de empresas que não têm capital suficiente para tocar o projeto saírem vencedoras da licitação. “Tá cheio disso aqui no Estado e no país. Esse foi um dos pontos que sensibilizou o Ministério Público a concordar com a dispensa”, explicou.

O Complexo Turístico da Salgadeira está interditado por determinação judicial desde 2010. A reforma foi iniciada em 2013, durante o governo Silval Barbosa (PMDB), mas não foi concluída.

Em 2015, o governo Pedro Taques (PSDB) chegou a renovar o contrato, estipulando um aditivo de prazo para a conclusão da reforma de um ano, o que também não se concretizou.

Todos os detalhes do empreendimento foram tema de uma série de três reportagens publicadas pelo LIVRE em março.

O calvário da Salgadeira
O calvário da Salgadeira, segunda parte
O calvário da Salgadeira, última parte

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes