Mato Grosso

Governo diz que espera pela Anvisa vai atrasar entrega de vacina russa a MT

Contrato assinado pelo governo diz que as primeiras remessas começam a ser liberadas na próxima semana, mas isso ainda depende da Anvisa

2 minutos de leitura
Governo diz que espera pela Anvisa vai atrasar entrega de vacina russa a MT
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A entrega da vacina russa Sputnik V a Mato Grosso deve atrasar pela demora na liberação de importação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governador Mauro Mendes disse nesta terça-feira (13) que o cronograma em contrato prevê o início da remessa no dia 20 deste mês. 

“A previsão inicial é que o fundo russo, com quem assinei a compra direta, por volta do dia 20, entregue as primeiras doses a Mato Grosso. Mas, com certeza, essa demora da Anvisa em liberar a importação vai impactar nesse calendário”, disse ele, em entrevista à rádio Capital FM. 

O governador afirmou que a entrega de 1,2 milhão de doses está dividida em quatro lotes, que devem ser entregues em abril, maio, junho e julho. O imunizante deve ser produzido pela farmacêutica União Química, em São Paulo, empresa autorizada pelo governo russo. 

Porém, a importação depende da autorização Anvisa, que analisa documentos sobre a qualidade da vacina e de produção. Em reunião na semana passada com representantes da agência, o governador Mauro Mendes subiu o nível da cobrança, junto com outros governadores. 

Hoje, ele fez declaração em tom mais político sobre o assunto e disse ter ouvido de técnicos da Anvisa a “percepção de má vontade” na liberação da vacina. 

“Você conversa com técnicos e eles dizem que percebem uma má vontade para liberar a Sputnik V, é uma burocracia desnecessária. A Anvisa é uma agência do governo e parece que não é bem vista compra de vacinas por Estados e municípios”, disse.   
 
A Anvisa afirmou aos governadores signatários de consórcios que iria a Moscou, em caráter de imediato, para buscar documentos embasasse a análise de uso emergencial da Sputnik V. Porém, a viagem foi adiada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes