Carregando...
Justiça

Governador afirma que STF desrespeita o Congresso e o povo brasileiro ao “atropelar” pauta do marco temporal

Mauro Mendes - Marco Temporal - queima de máquinas
Foto de Raul Bradock
Raul Bradock

O governador Mauro Mendes (União Brasil), afirmou hoje (25), que o Supremo Tribunal Federal está desrespeitando o Congresso Nacional e, consequentemente os brasileiros, ao “atropelar” as discussões relativas ao marco temporal.

“Eu acho que o STF está demonstrando um excesso de atribuições a meu ver. Um tema que está em pleno debate no Congresso Nacional, não custaria nada para eles esperar uma, duas semanas e até um mês deste tema, que está adormecido desde 1988”, disse o chefe do Executivo em MT.

No entendimento de Mauro, um pouco mais de espera não faria mal. “Até 3 meses a mais de espera não faria mal a ninguém. Eles estão desrespeitando o Congresso nacional sobre esse tema e o povo brasileiro”, concluiu.

Os ministros do Supremo formaram a maioria na semana passada contra o marco temporal. O relator Luiz Edson Fachin entende que o uso de terra para a produção “não cumpre o requisito relativo ao aproveitamento racional e adequado” – sete ministros seguiram a interpretação dele.

O marco temporal usava a promulgação da Constituição Federal, no dia 5 de outubro de 1988, como a data limite para aceitar ou não a demarcação de terras indígenas no país. Em Mato Grosso, por exemplo, um pedido de demarcação como terra indígena Kapôt Nhinore, na região  norte, afeta as cidades de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu.

Ocorre que a pauta está em ampla discussão no Congresso Federal e deixou um “climão” na relação entre o Judiciário e Legislativo do país.

Leia mais

Senador Jayme Campos diz que interpretação do STF para o marco temporal é “descalabro”

Marco Temporal: Mendes afirma que 1/3 do Brasil poderá virar reserva indígena

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Economia

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça
Geral

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações
Geral

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil
Geral

Sema devolve macacos à natureza em MT e tenta salvar anta baleada no rosto

Animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros no perímetro urbano de Alta Floresta e passaram por reabilitação em clínica veterinária