Principal

Enquete: 83,58% rejeitam extinção de parque

2 minutos de leitura
Enquete: 83,58% rejeitam extinção de parque

Ednilson Aguiar/O Livre

Parque Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade

Parque Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade

Ao contrário do que propuseram lideranças partidárias da Assembleia Legislativa, 83,58% dos leitores do LIVRE acreditam que o parque estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá) não deve ser extinto, pois é rico em biodiversidade.

O assunto foi discutido em uma enquete postada na homepage do site, questionando se a unidade de conservação deveria acabar, se deveria ser redimensionada ou se deve ser mantida como está. Para 10,45% dos leitores que responderam à pergunta, a reserva precisa ser modificada, mas não deve acabar. Já para 5,97%, a criação do parque ocorreu apenas no papel e, por isso, deve ser anulada.

O parque divide áreas de cerrado e floresta com propriedades rurais e pastagens. São 158 mil hectares com dezenas de cachoeiras e cânions. O Estado nunca identificou nem indenizou os proprietários que já ocupavam o local antes de 1997, ano em que o parque foi criado. O vácuo governamental nas últimas duas décadas permitiu que ocorressem invasões na área.

O Livre

Enquete Parque Serra de Ricardo Franco

 


Como está o caso

Depois da repercussão negativa da tentativa de acabar com o parque, os deputados estaduais suspenderam a tramitação do projeto. No início do mês de maio, governo e Ministério Público firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece prazos para regularização fundiária e realização do plano de manejo. O acordo prevê a possibilidade de alteração do tamanho da unidade de conservação. 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes