Principal

Em nota, governo nega ameaça a jornalistas do LIVRE

5 minutos de leitura
Em nota, governo nega ameaça a jornalistas do LIVRE

Ednilson Aguiar/O Livre

Policia Civil - Vila Bela

Policiais civis e fiscais da Sema segundos depois da interceptação do carro de reportagem do LIVRE

O Gabinete de Comunicação do Governo do Estado publicou nota para negar que tenha havido ameaças, por parte de policiais civis e fiscais da Sema, à equipe do LIVRE na região do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá). A nota afirma que a abordagem aos jornalistas se deu porque a equipe não tinha autorização para entrar na área do parque. “Por não haver autorização, a equipe de reportagem foi notificada pelos fiscais. Se houver descumprimento da notificação, a equipe será multada caso retorne ao Parque Estadual sem permissão da Sema”, diz a nota. Ainda de acordo com o governo, dois policiais civis acompanharam os fiscais “apenas para garantia da segurança dos servidores da Sema”. “A Polícia Civil também esclarece que os dois policiais civis estavam uniformizados e armados, por se tratar de trabalho ostensivo e a região apresentar perigos relacionados a conflitos agrários e ainda ser rota do narcotráfico”.

O LIVRE sustenta que os jornalistas Bruno Abbud e Ednilson Aguiar foram abordados sem motivo aparente, ameaçados de prisão e obrigados a exibir imagens capturadas durante apuração de reportagem sobre as ocupações irregulares na Unidade de Conservação. Além disso, os repórteres foram questionados especificamente sobre a presença deles na fazenda Paredão, que, de acordo com o Ministério Público Estadual, pertence ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A interceptação do carro onde estavam os jornalistas aconteceu na segunda-feira, 20 de março, e não hoje, como afirma a nota. O LIVRE ressalta que, antes de ir ao parque, os jornalistas perguntaram à promotora Regiane Soares de Aguiar, do Ministério Público de Vila Bela da Santíssima Trindade, se havia alguma restrição para entrada na área do parque. O órgão esclareceu que não havia nenhuma proibição.

Além disso, dois dias antes, às vésperas da visita do governador Pedro Taques ao município, o secretário de Turismo Luiz Carlos Nigro convidou a reportagem do LIVRE, em conversa gravada, para visitar, apenas na presença de um guia local, uma cachoeira dentro do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. Em nenhum momento o secretário alegou que seria necessário a presença de um fiscal da Sema ou autorização durante a visita. “Vocês já foram na cachoeira dos namorados?”, questionou Nigro aos jornalistas Bruno Abbud e Ednilson Aguiar, no sábado (18). “Quer ir? Vou arrumar amanhã para você ir. Amanhã, o horário que você puder, me avisa, que eu organizo para você ir com um guia local”. O secretário visitou o parque na semana passada. “O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco tem um potencial turístico maravilhoso, é ímpar, maravilhosa beleza, os cânions, tem cada foto maravilhosa de lá, eu vou mandar para você depois no seu celular”.

Bruno Abbud/O Livre

Policia Civil - Vila Bela

 

Leia a íntegra da nota divulgada pelo governo:

O Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso informa que, ao contrário do que supõe matéria publicada no site O Livre, não houve ameaça a jornalistas durante uma abordagem realizada por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na região do Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, nesta terça-feira (21.03). A abordagem ocorreu na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, distante cerca de 65 quilômetros da sede do município, conforme notificação da Sema.

A Sema informa que qualquer pessoa, para entrar na área do Parque Estadual, necessita de autorização do órgão ambiental. O pedido deve informar o motivo e os procedimentos a serem realizados dentro da área de conservação. Por não haver autorização, a equipe de reportagem foi notificada pelos fiscais. Se houver descumprimento da notificação, a equipe será multada caso retorne ao Parque Estadual sem permissão da Sema.

Dois policiais civis acompanharam os fiscais apenas para garantia da segurança dos servidores da Sema, que são responsáveis pelo monitoramento e proteção do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A Polícia Civil também esclarece que os dois policiais civis estavam uniformizados e armados, por se tratar de trabalho ostensivo e a região apresentar perigos relacionados a conflitos agrários e ainda ser rota do narcotráfico.

O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Comunicação, reafirma que preza pela imprensa livre, independente e fiscalizadora das ações públicas, que contribui de forma inequívoca na construção da cidadania.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes