Principal

Tenente é indiciada por tortura após morte de aluno dos Bombeiros

2 minutos de leitura
Tenente é indiciada por tortura após morte de aluno dos Bombeiros

A tenente do Corpo de Bombeiros Izadora Ledur de Souza Dechamps foi indiciada pela Polícia Civil pelo crime de tortura castigo no inquérito que apurou as circunstâncias da morte de Rodrigo Patrício Lima Claro, aluno do curso de formação para soldados do Corpo de Bombeiros. O soldado morreu em novembro do ano passado depois de uma aula prática na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. O caso foi encaminhado à Justiça criminal nesta terça-feira (21).

Conforme a laudo de necropsia e depoimento de um médico neurocirurgião, a causa da morte foi uma hemorragia cerebral. A polícia afirma que não há ligação com fatores externos, o que poderia apontar conexão entre a conduta da oficial e o resultado da morte do aluno. Mais de 50 pessoas, entre alunos, instrutores e médicos, foram ouvidas pela autoridade policial.

Já no inquérito policial militar, realizado pela Corregedoria dos Bombeiros, a tenente foi responsabilizada pelo crime de maus tratos. Agora, a Justiça deverá decidir qual das duas investigações irá utilizar no processo. O Ministério Público quer que o caso seja julgado na Justiça comum, e não na Justiça Militar. 

“Depoimentos de várias testemunhas dão sustentação sólida e inconteste à convicção de que não estamos a tratar de um crime militar, senão de um crime de tortura. Logo, em hipótese alguma, tais fatos devem ser processados e julgados pela Justiça Militar”, disse o promotor.

Segundo ele, as informações obtidas durante as investigações demonstram que o soldado Rodrigo Patrício Lima foi submetido a constantes e excessivas agressões físicas e verbais, causando sofrimento físico e mental. “Antes mesmo do início da fatídica instrução militar, ele (o soldado) já havia confidenciado à sua genitora o medo que tinha de não concluir o curso, máxime, em razão das ameaças já proferidas pela investigada”, acrescentou.

 

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes