Mato Grosso

Eleições MT 2018: Mendes lidera; Taques e Wellington estão empatados tecnicamente

2 minutos de leitura
Eleições MT 2018: Mendes lidera; Taques e Wellington estão empatados tecnicamente
Candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano

O candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) lidera com 35% das intenções de votos a campanha para o Palácio dos Paiaguás, revela nova pesquisa feita pelo instituto Vox Populi. Em seguida aparece o governador e candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB), com 15%. Wellington Fagundes (PR), com 13%, está numericamente abaixo de Taques, mas aparece empatado tecnicamente considerada a margem de erro.

Na amostra, o candidato Arthur Nogueira (Rede) tem 1% da intenção e Moisés Franz (PSOL) não pontuou. Ninguém, brancos e nulos representaram 16% e os indecisos são 19%. A pesquisa foi feita na modalidade estimulada, quando os nomes dos postulantes são apresentados pelos pesquisadores, e foi encomendada pelo site Folhamax.

O instituto ainda contabilizou a porcentagem da intenção dos votos válidos, ou seja, excluídos brancos e nulos. Com isso, Mauro Mendes apareceu com 55%, Pedro Taques 23%, Wellington 20%, Arthur Nogueira 2% e Moisés Franz 0%. Por esse critério, segundo os dados da pesquisa, Mauro Mendes seria eleito no primeiro turno.

Espontânea

Na modalidade espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Mauro teve 26% das intenções de votos. Pedro Taques e Wellington Fagundes ficaram empatados tecnicamente, com 11% e 10%, respectivamente.

Outros citados tiveram 1% e os votos em branco, nulo ou ninguém foram 14%. Não responderam 38%.

A pesquisa foi realizada pelo instituto entre os dias 19 e 22 deste mês com mil eleitores de várias cidades do Estado. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com os números BR-00793/2018 e MT-01234/2018.

Rejeição e chance de votos

A Vox Populi também mediu a rejeição e a chance de votos dos cinco candidatos ao Governo de Mato Grosso. A rejeição maior dos eleitores ouvidos pelo instituto é a do atual governador, Pedro Taques, com 53%. O segundo com maior porcentagem de rejeição é Wellington Fagundes, com 30% e em terceiro Mauro Mendes, com 11%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes