Principal

De Cuiabá, família emociona Portugal em grande palco do país

9 minutos de leitura
De Cuiabá, família emociona Portugal em grande palco do país

O Teatro da Trindade, um dos mais importantes de Portugal, completou 150 anos nesta quinta-feira (30). E uma família formada em Cuiabá representa o Brasil nesta homenagem. Foi no inverno lisbonense, na emblemática Praça Martim Moniz, tradicional ponto de encontro de várias nacionalidades, que Aline Camargo, Dewis Caldas e a pequena Malena Camargo Caldas, fruto do relacionamento do casal, passaram a fazer parte de uma grande história.

Há quase três anos morando em Lisboa e pouco mais de um mês após o nascimento da portuguesinha, Dewis foi convidado por um amigo ator para acompanha-lo no violão durante uma audição. Foi a oportunidade de a família sair para passear e apresentar Malena à cidade pela primeira vez. “Ela ainda estava apresentando a viver”, conta Aline que, ligada nos 220, já se cansava de ficar em casa.

Mas, chegando ao tal casting, a equipe gostou tanto da família que pediu ao casal que também participassem do teste. Meio receosos, hesitaram. “Mas eles disseram ‘conta a história de vocês’”. E foi assim, como o LIVRE também conta agora.

Arquivo pessoal

Aline e Dawis

Família Caldas em Portugal

Ela publicitária cuiabana, ele de São Luís do Maranhão, jornalista formado na capital de Mato Grosso, onde viveu por 10 anos. Se conheceram em 2012, durante a junção dos trabalhos para uma campanha política, mas foi só no ano seguinte que se aproximaram definitivamente. E, mais uma vez, do casamento das profissões deram início a um novo projeto. “A gente estava afim de fazer algo diferente, juntar tudo, sair um pouco de agência e assessoria de imprensa para fazer uma coisa nossa”, conta Dewis.

Foi então que surgiu a Maranhas Filmes, uma empresa de documentários e projetos de pesquisa que engloba fotografia, cobertura de shows e cursos. “A gente hoje trabalha juntando nossas ‘expertises’”, brinca Aline. A partir vontade de Dewis em continuar no jornalismo de forma audiovisual, o casal partiu para um novo país atrás do cavaquinho português, instrumento que é outra paixão do também músico, sobre o qual descobriram uma história nunca antes documentada.

Arquivo pessoal

dewis e aline

Dessa vez em frente às câmeras, o casal compartilha suas experiências com a TV americana CCTV America sobre o projeto de documentário que os levou a Portugal, o Trilogia Cavaquinho

Quando grávida, sem saber, Aline também foi dominada pela vontade de eternizar momentos de famílias, noivos e gestantes. A sensibilidade deu início ao Ame com Foto, projeto fotográfico que também oferece serviços para famílias de baixa renda.

Quando Malena chegou, foi melhor que encomenda. Mesmo não planejada, elevou a experiência do casal a um grau de satisfação ainda maior. Durante a gravidez, trabalharam até o último momento e, depois do nascimento, a pequena só veio a somar. Aline conta que na noite em que sua bolsa estourou, eles iriam gravar um festival, cobertura que realizam todos os anos. Mesmo com Aline contrariada, só Dewis foi. Mas Malena esperou o papai chegar em casa, de manhãzinha, para vir ao mundo. “A ocitocina bateu quando ela me viu”, brinca ele. “Ele achou que eu estava brincando só porque eu não fui trabalhar”, completa ela.

Arquivo pessoal

malena e dewis

Malena e o papai

Calma, mas curiosa, Malena já é considerada a rainha do improviso – nos palcos do teatro e da vida dos pais. “Ela entende quando não é o momento de chorar, de brigar, ela entende quando não é o momento de quebrar tudo, ela entende tudo”, conta a mamãe orgulhosa.

Todo Mundo é um Palco

Dois meses depois do episódio do casting, a família Caldas, agora completa, foi escolhida entre 180 pessoas, junto a outras 25, para compor o elenco da peça que descobriram ser um projeto intenso e gigante. Beatriz Batarda e Marco Martins, são os nomes de peso que dirigem o espetáculo “Todo Mundo é um Palco”, baseado nas histórias dos não-atores de nove diferentes nacionalidades que vivem no país.

Uma homenagem à nova Lisboa cosmopolita, sobre a qual Dewis conta com empolgação: “A gente vai comprar pão ali e tem que falar inglês, porque o padeiro é indiano. O vizinho aqui é francês e os outros são chineses”.

Divulgação

cartaz todo mundo é um palco

O casal conta que foram seis meses de preparação para o espetáculo. Nos três primeiros, cada semana passavam por um workshop diferente com os maiores nomes das artes cênicas do país, onde o exercício era coletar e recriar suas próprias histórias. Os outros três meses foram de ensaio da peça que tem 2h30 de duração. “Eram oito horas por dia atuando, dançando e criando. Exigiu bastante da gente e foi muito forte mesmo”, contam realizados com a experiência que fez do elenco uma grande família.

Quando Malena entrou nessa, ia com os pais a todos os ensaios, interagindo e encantando todos ali. Ela ainda nem sentava e, hoje, com 11 meses, a filha de Dewis e Aline cresceu nos bastidores, aprendendo a conviver e a enxergar as diferenças. “Esse processo ela passou principalmente lá dentro, porque a gente entrava 2h da tarde e saia as 11h”.

Arquivo pessoal

matéria Malena

Malena é destaque na mídia e o papai jornalista não se aguenta de orgulho

As entradas da pequena são um momento de catarse! Em palco, ela arranca aplausos do público e elogios da crítica todos os dias. “Tem um simbolismo muito grande, porque ela acaba sendo a única interprete nascida em Lisboa, ainda bebê. Fica esse questionamento sobre o futuro de Lisboa e o futuro do teatro”, explica a mãe.

Arquivo pessoal

malena em palco

À esquerda, em palco, a portuguesinha Malena, rainha da improvisação

Atriz “não praticante”, como ela define, Aline ainda conta que chegou a Lisboa na esperança de começar uma carreira, mas fez poucas coisas na área. Até agora. “Um espetáculo desses, com várias nacionalidades, não é uma coisa normal, é bem particular”, explica.

Um mês em cartaz, a família já se apresentou oito vezes e seus rostos estão estampados por toda cidade. Caminhando por Lisboa, eles se vêem cartazes espalhados por todos os cantos – no metrô, nos ônibus, nos jornais, no rádio, na TV. E o teatro lota em todas as apresentações. “Tem sido um sonho, uma experiência gigantesca”, conta Dewis.

Divulgação

todo mundo é um palco

Todo Mundo é um Palco

E quinta-feira (30) foi o grande dia. Várias autoridades estavam presentes para a comemoração do aniversário do teatro. Portugal se voltava para aquele espetáculo que vem emocionando as pessoas que o assistem.

E como ninguém escapa dos encantos de Malena, até o presidente quis cumprimentar a nova revelação das artes cênicas do país. “Foi uma noite maravilhosa, o espetaculo foi massa, todo mundo amou. Depois o presidente veio conhecer o elenco, pegou a maleninha do colo e brincou com ela”, relatou Dewis.

Após chegaram a um país desconhecido, a família se orgulha do caminho trilhado e nos conta essa história com muita satisfação. “É muito bom contar isso para vocês, eu queria que todos soubessem como é possível, que sonhos podem ser realizados e que criança não é impedimento nenhum, a gente sempre pode estar em família fazendo algo interessante”, comemoram.

Conheça mais sobre a peça e confira a família sendo aplaudida de pé nos vídeos:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes