Principal

Cuiabanos deixam para sacar FGTS na última hora e enfrentam filas

3 minutos de leitura
Cuiabanos deixam para sacar FGTS na última hora e enfrentam filas

Ednilson Aguiar/O Livre

caixa econômica federal

A comerciante Jussara Matos: “como a maioria dos brasileiros, deixei para a última hora”

Em Cuiabá, as agências da Caixa Econômica Federal permaneceram lotadas durante esta segunda-feira (31), por ser o último dia para sacar os valores disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na unidade situada na rua Alziro Zarour, no bairro Boa Esperança, muitas pessoas tiveram de esperar do lado de fora por conta das filas que davam voltas no interior do banco. A comerciante Jussara Matos, 58 anos, teve de esperar mais de 20 minutos para conseguir entrar na agência. “Como a maioria dos brasileiros, deixei para a última hora”, disse. Ela contou que pretende usar o dinheiro para pagar algumas contas que estão pendentes, e, se sobrar alguma quantia, colocar em outra conta para utilizar quando precisar.

Já na agência da rua Barão de Melgaço, na região do centro, a situação não era muito diferente. A aglomeração de pessoas na parte externa era fácil de ser notada. O garçom Rogério Ferreira de Almeida, 34 anos, um dos que conseguiram sacar os valores do fundo, informou que levou quase duas horas para finalizar a tarefa. “Estava meio complicado de tirar um tempo e vir, mas não tinha mais como adiar, né? Das próximas vezes, me organizarei melhor”, contou. 

Quem não conseguiu fazer o saque até esta segunda só poderá usar os recursos do FGTS nos casos previstos anteriormente: compra da casa própria, aposentadoria, demissão sem justa causa ou por algumas doenças.

Ednilson Aguiar/O Livre

Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal

No entanto, quem comprovar que esteve impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo, como no caso de presos e de pessoas acometidas por doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.

Até esta segunda-feira (31), o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015.

“A Caixa ressalta que o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos que serão contemplados pelo decreto”, destacou o banco, em nota.

A Caixa criou em seu site uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para 0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes