Cuiabá

Cuiabá está preparada para “segunda onda” e não vai mais parar economia, diz prefeito

Emanuel Pinheiro diz que Cuiabá está preparada, com rede de leitos exclusivos para covid-19 e informação à população

2 minutos de leitura
Cuiabá está preparada para “segunda onda” e não vai mais parar economia, diz prefeito

O prefeito Emanuel Pinheiro disse nesta terça-feira (12) que o sistema de saúde de Cuiabá está preparado para passar pela chamada “segunda onda” da covid-19. A cidade já teria estruturado “os pilares de informação à população e disponibilidade de leitos” exclusivos para pacientes da doença. 

“As pessoas precisam trabalhar, até mesmo para se proteger contra a doença. E não tem um cidadão em Cuiabá, no mundo, que não saiba hoje como se proteger. Os leitos que temos [na rede municipal] daria tranquilamente para atender Cuiabá, mas recebemos pacientes de outros municípios. Por isso, já pedi ao Ministério de Saúde credenciamento de mais leitos”, disse ele, em entrevista à rádio CBN. 

Sem mais paralisações

Segundo ele, essa estrutura descarta a retomada de decretos de paralisação das atividades econômicas. O foco da prefeitura neste momento estaria concentrado nos grandes eventos de aglomeração. 

“A gente vê algumas pessoas ainda desrespeitando as regras de segurança, mas agora é questão de consciência. Não vou ficar baixando decreto para dizer o que fazer ou o que não fazer. Não tem decreto do mundo que mude a consciência das pessoas”, pontuou. 

No fim do ano passado, a prefeitura divulgou a projeção de início da segunda onda a partir desta semana, com a identificação de novos casos ocorridos nas festas de fim de ano. Ontem (11), o boletim de avaliação da pandemia, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), informa que o risco contágio na Capital subiu para moderado. 

Essa mudança é reflexo da subida na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermaria no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal com taxa na casa de 50%. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes