Mato Grosso

Covid-19: Governo quer deixar de enviar doses a municípios com baixa eficácia na vacinação

Corte poderá ser feito às cidades com eficiência de campanha abaixo dos 75%. Do total, 35 municípios de MT ficariam de fora

1 minuto de leitura
Covid-19: Governo quer deixar de enviar doses a municípios com baixa eficácia na vacinação
(Foto: Secom-MT)

O governo de Mato Grosso quer suspender a distribuição de vacinas contra a covid-19 para os municípios com eficácia considerada baixa em suas campanhas de vacinação. A “nota de corte” seria 75% das doses recebidas aplicadas.

As doses que iriam para essas cidades entrariam nas remessas dos municípios melhores classificados nesse ranking estadual. 

A medida foi divulgada em vídeo encaminhado na segunda-feira (26) pelo governador Mauro Mendes aos secretários municipais de Saúde. Segundo ele, os municípios que seriam excluídos estariam “muito abaixo” da média estadual de vacinação, na casa dos 90%.

O segundo grupo estaria conseguindo aplicar as remessas recebidas até cinco dias após a chegada em seus estoques.

“Não é justo ficar com vacina parada, estocada. Eu até imagino que gente aplicou a vacina, mas não atualizou no sistema. Então, os municípios que estiverem com eficácia abaixo dos 75% vão ser excluídos [da distribuição de doses]”, afirma. 

A medida de exclusão vai ser apresentada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ao Conselho Intergestores Bipartite (CIB), autoridade máxima em saúde pública em Mato Grosso. Se aprovado, a suspensão ocorrerá já nas próximas semanas. 

Trinta e cinco municípios ficariam de fora na primeira lista. Na última atualização do ranking de vacinação divulgada na terça-feira (27), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o melhor colocado nesse grupo (Araguainha) aparece com eficácia de 74,4% e o pior (Nova Olímpia), com 34,90%.

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes