Agro

Cadastros ambientais de propriedades rurais serão analisados digitalmente em MT

O objetivo é otimizar o processo de autorização, diminuindo o tempo para análise em até 3 vezes

1 minuto de leitura
Cadastros ambientais de propriedades rurais serão analisados digitalmente em MT
(Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

Os cadastros ambientais de propriedades rurais (CARs) serão analisados digitalmente em Mato Grosso. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) passará a fazer o cruzamento digital dos dados, para otimizar o processo de autorização.

A estimativa é que o tempo para análise reduza em até 3 vezes daqui para frente. A Sema diz que existe hoje uma base de 143 mil cadastros e 120 mil estão elegíveis para análise. Foram executadas mais de 176 mil análises.

“Para se ter uma ideia, em Nova Ubiratã, município piloto do projeto, só conseguimos analisar até agora 16% de todos os cadastros. Com a digitalização, esse volume vai subir para 45%, ou seja, é uma mudança muito significativa”, disse a secretária Mauren Lazzaretti.

O CAR conglomera informações ambientais das propriedades e posses rurais. É uma das bases de dados para controle, monitoramento, planejamento e combate ao desmatamento.

A secretária disse que a exceção da automação serão os cadastros ambientais de propriedades contíguas a áreas de reserva ambiental e terras indígenas. Eles continuam a ser analisados no modelo manual.

Nova Ubiratã (490 km de Cuiabá) começa a operar o novo sistema hoje. O planejamento é que até o fim do ano todos estejam incluídos no novo modelo. O Pantanal só deve ser integrado a partir de março de 2025.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes