Principal

Brasil registra queda em casos de doenças transmitidas pelo “Aedes”

1 minuto de leitura
Brasil registra queda em casos de doenças transmitidas pelo “Aedes”

O Brasil registrou uma queda significativa de casos de dengue, zika e chikungunya neste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Foram contabilizados em janeiro 21.174 pacientes com dengue. A marca é 10 vezes menor do que o notificado ano passado: 212.510 casos.

A chikungunya, por sua vez, foi responsável por 3.754 notificações, bem menos do que os 15.420 reportados em 2016. A zika causou 316 infecções. Em janeiro do ano passado, haviam sido contabilizados 30.683 registros.

De acordo com o Ministério da Saúde, os números apresentados no boletim deste ano poderão ser atualizados. Não há, no entanto, expectativa da pasta de que haja uma mudança muito significativa dos indicadores apresentados nesta sexta.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso registrou redução de 91% de casos. Monitoramentos apontam que até 04 de fevereiro foram registrado 969 casos de Dengue, o que representa quase a metade do número de casos de 2016.

“As ações de mobilização, comunicação e educação em saúde são fundamentais para a mudança de comportamento e adoção de práticas saudáveis para a manutenção do ambiente preservando da infestação por Aedes aegypti”, disse Flávia Guimarães, coordenadora de vigilância epidemiológica.

(Com Agência Estado)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes