Principal

Blairo vai se reunir com União Europeia e EUA

3 minutos de leitura
Blairo vai se reunir com União Europeia e EUA

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), afirmou que fará reuniões de emergência com a União Europeia e os Estados Unidos para explicar o escândalo deflagrado com a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio CBN na tarde desta sexta-feira, 17.

Segundo Maggi, ele recebeu uma ligação dos representantes da União Europeia convocando para uma reunião emergencial. O ministro só não soube precisar se a reunião ocorrerá no fim de semana ou na segunda-feira. A União Europeia é hoje o maior consumidor mundial da carne brasileira.

Por telefone, Maggi disse ter conversado com diretores da BRF, uma das empresas envolvidas no esquema. “Conversei hoje por telefone com Pedro, da BRF, e com Abílio Diniz, presidente do conselho da empresa, e disse a eles da minha preocupação e da transparência que vou tratar esse assunto. Eles me garantiram que tem procedimentos internos para tratar disso e que há quatro anos não tem notícias de desvio desse tipo de conduta e que vão trabalhar em conjunto para esclarecer tudo isso”, disse o ministro.

Com a outra empresa envolvida, a JBS, o ministro disse não ter tido contato. “A BRF se mostrou muito mais preocupada nesse momento, não só com o nome, mas com o complexo do negócio mundo a fora”, alegou.

Maggi explicou ainda que esse episódio afeta a todos e não soube mensurar as possíveis consequências. “Vamos ter problemas, mas vamos trabalhar para minimizar o máximo. Temos um sistema robusto e que é validado por compradores internacionais. O sistema é bom, rígido, porém falha quando as pessoas se corrompem”, lamentou.

Produtos

No decorrer da conversa, garantiu que comeria os produtos das marcas envolvidas. Segundo ele, são 4.837 sítios que o Mapa cuida e que os problemas estão concentrados em 21 deles. No entanto, reconhece a necessidade de esclarecimentos por parte das autoridades competentes.

“Não vou aliviar para absolutamente ninguém, conheço todos que estão no setor”, afirmou. Ele também não descartou a possibilidade de recolhimento dos produtos no mercado.

Reputação

O ministro avaliou que as revelações da Polícia Federal colocam em xeque o maior negócio do Brasil, que é o agronegócio. “Fico extremamente desapontado. As próprias indústrias deveriam defender o maior capital deles, que é a qualidade do produto”. Blairo não descarta ainda a  possibilidade de novas operações e com elas a revelação de novas irregularidades.

Mato Grosso

Só em 2016, Mato Grosso foi o responsável por 17,78% das exportações de carne brasileira. Foram 276,37 mil toneladas das quais 31,4 foram destinadas a União Europeia, movimentando US$ 171,99. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes