Bombou na web

Autópsias encontram coronavírus no cérebro; danos são estudados

Complicações neurológicas serão analisadas com maior cuidado

3 minutos de leitura
Autópsias encontram coronavírus no cérebro; danos são estudados
Imagem: Freepik

O novo coronavírus tem surpreendido os cientistas a cada dia. Novas características de sintomas e de seu impacto nos órgãos no corpo humano são anunciadas a cada nova semana.

Agora, em São Paulo, em autópsias das vítimas de covid-19, descobriu-se danos cerebrais e presença do vírus nos tecidos neurológicos.

Sintomas relacionados à ação do vírus no cérebro, já foram observados em diversas pessoas como dor de cabeça, tontura, perda de paladar e olfato, convulsões, desmaios, falta de coordenação motora e até mesmo acidentes vasculares cerebrais (AVC).

As autópsias foram realizadas pela equipe do patologista Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo (USP).

“Em dois casos vimos AVC. Possivelmente AVC isquêmico que pode ter virado hemorrágico” diz ele.

A principal suspeita na pesquisa é que o vírus chegue ao cérebro através das vias nasais. “Nunca o sistema nervoso esteve tão próximo da rua. O vírus pode entrar pelo nariz e, pelas vias olfativas e terminações nervosas, chegar ao interior do sistema nervoso”, afirma Saldiva.

Convulsões e derrrames

Recentemente, um estudo publicado na revista científica Journal of The American Medical Association (Jama) constatou que 36,4% de 214 pacientes chineses acompanhados apresentavam sintomas neurológicos que variaram de perda de olfato e dor nos nervos a convulsões e derrames.

Outro artigo do New England Journal of Medicine desta semana examinou 58 pacientes franceses e descobriu que mais da metade estava confusa ou agitada, com imagens do cérebro sugerindo inflamação.

Para o neurologista Ronaldo Abraham, diretor científico da Associação Paulista de Neurologia (Apan), embora o vírus aja com força no sistema respiratório, muitos casos são reportados com problemas neurológicos.

“Temos visto a descrição de casos fatais de encefalites relacionados aos vírus. Os centros respiratórios do tronco cerebral podem estar comprometidos também”, conta à Folha de São Paulo.

O vírus pode agir de duas formas. A mais conhecida é por meio do desencadeamento de uma resposta imune anormal conhecida como tempestade de citocinas que causa inflamação cerebral. O fenômeno é chamado de encefalite autoimune. A segunda é quando o vírus infecciona o cérebro diretamente.

Na opinião de Abraham, o vírus parece agir no aumento da expressão de um receptor de invasão celular, o ACE2 (enzima conversora da angiotensina), responsável por facilitar o processo de infecção das células pulmonares. “O ACE2 existe em todo o organismo, sendo abundante no sistema nervoso”, diz.

O novo coronavírus já foi encontrado no líquido cefalorraquidiano de um japonês de 24 anos de idade, cujo caso foi publicado no International Journal of Infectious Disease. O homem desenvolveu confusão e convulsões e as imagens mostraram que seu cérebro estava inflamado. Mas, como o teste do vírus ainda não foi validado para o líquido espinhal, os pesquisadores são cautelosos em estabelecer qualquer relação.

Pesquisa de efeitos no cérebro

Jennifer Frontera, neurologista do NYU Langone, um hospital no Brooklyn em Nova Iorque, conduz agora uma pesquisa para analisar melhor os efeitos do coronavírus no cérebro. Ela afirma que diversos neurologistas conduzirão entrevistas com pacientes que sobrevivem ao estado crítico da doença com a ajuda de ventiladores.

O objetivo é descobrir se há comprometimento neurológico como confusão mental a longo prazos nesses pacientes. No Brasil, felizmente, os neurologistas começam a se organizar na tentativa de unificar protocolos e agrupar as manifestações neurológicas de paciente graves de covid-19.

“Vamos organizar um tábula pra reunir esses sintomas que certamente já estão acontecendo e, talvez, não estão sendo observados de forma adequada” conclui Abraham.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes