Agro

ALMT aprova em primeira votação projeto que prevê melhoramento genético de bovinos em MT

O intuito da propositura é aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho, aumentando a renda e a competitividade dos produtores

2 minutos de leitura
ALMT aprova em primeira votação projeto que prevê melhoramento genético de bovinos em MT
(Foto: Tchélo Figueiredo/ Secom)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou ontem (3), em primeira votação, um projeto de lei n. 1156/2023 que prevê a criação do Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, de leite e de corte no Estado. O intuito da propositura, apresentada pelo deputado estadual Francis Maris (PSDB), é aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho, aumentando a renda e a competitividade dos produtores.

Segundo o deputado, o projeto pretende democratizar o acesso a técnicas avançadas que buscam o melhoramento genético do rebanho para os produtores rurais do Estado. Francis Maris destacou que estes conhecimentos, após serem aplicados, resultarão em um maior rendimento na produção de carne e leite, aumentando a competitividade do produtor no mercado e contribuindo para a melhoria da economia do Estado.

O texto foi votado pelos deputados estaduais na sessão de ontem (3), na ALMT, e aprovado em primeiro turno. Francis Maris ressaltou ainda que a implementação do Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino irá beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso a técnicas de melhoramento genético avançadas, dificultando sua produção. Com o projeto, esses criadores poderão ter acesso a sêmen de qualidade reconhecida, e contar com serviços de alta qualidade para aprimorar o seu rebanho.

“Fico feliz com a aprovação, em primeiro turno, deste projeto. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do Brasil e Cáceres tem o maior do estado, sendo o maior exportador de touros Nelore do país. No entanto, precisamos melhorar a genética do nosso rebanho, já que metade dele é de raça não definida, os chamados ‘pé duros’. Tenho certeza que meus colegas na ALMT irão manter o entendimento e aprová-lo, também, em segunda votação”, afirmou Francis Maris.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes