15 municípios de MT são classificados como “alto risco” para a covid-19

Avaliação, feita pela SES, leva em consideração o aumento brusco no número de casos de um boletim para outro

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

O Boletim Informativo da Situação Epidemiológica de Mato Grosso mostra que 15 municípios registram alto risco de contaminação para a covid-19. No rol, estão Barra do Garças, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Indiavaí, Jangada, Luciara, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Sapezal e Vale de São Domingos.

O restante dos municípios, 126, foram classificados como risco moderado e não houve nenhum com a indicação de risco “muito alto” ou “baixo”.

Vale lembrar que nos locais onde o risco é alto, são indicadas medidas mais rígidas para o controle da doença, principalmente as relacionadas com o distanciamento social. Entre elas está a proibição de qualquer atividade de lazer e eventos que causem aglomeração.

Também é indicado a proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e a adoção que medidas preparatórias para uma quarentena, como as que evitem a circulação e aglomeração de pessoas.

Como é feita a classificação

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorzes dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorzes dias.

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

Leia também:

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFaz mal dar banho no pet em dias de muito frio?
Próximo artigoExaustão, insônia, pensamentos suicidas: como a pandemia piorou a saúde mental dos jovens?