Cidades

15 municípios de MT são classificados como “alto risco” para a covid-19

Avaliação, feita pela SES, leva em consideração o aumento brusco no número de casos de um boletim para outro

2 minutos de leitura
15 municípios de MT são classificados como “alto risco” para a covid-19
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

O Boletim Informativo da Situação Epidemiológica de Mato Grosso mostra que 15 municípios registram alto risco de contaminação para a covid-19. No rol, estão Barra do Garças, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Indiavaí, Jangada, Luciara, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Sapezal e Vale de São Domingos.

O restante dos municípios, 126, foram classificados como risco moderado e não houve nenhum com a indicação de risco “muito alto” ou “baixo”.

Vale lembrar que nos locais onde o risco é alto, são indicadas medidas mais rígidas para o controle da doença, principalmente as relacionadas com o distanciamento social. Entre elas está a proibição de qualquer atividade de lazer e eventos que causem aglomeração.

Também é indicado a proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e a adoção que medidas preparatórias para uma quarentena, como as que evitem a circulação e aglomeração de pessoas.

Como é feita a classificação

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorzes dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorzes dias.

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

Leia também:

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes