Principal

Valdir Barranco promete reaproximar PT das bases

3 minutos de leitura
Valdir Barranco promete reaproximar PT das bases

Ednilson Aguiar/O Livre

Deputado Valdir Barranco

Deputado Valdir Barranco

O novo presidente regional do PT, o deputado estadual Valdir Barranco, promete reaproximar o partido das bases em Mato Grosso. Ele avalia que, desde a eleição de Lula em 2002, o partido se afastou de suas origens, mas crê que a reconciliação começou com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no ano passado.

“O PT é um partido de massas que sempre teve movimentos sociais na sua militância”, disse Barranco. “Quando assumimos o governo federal, muitos líderes foram levados para atuar na gestão. Nos afastamos dessas bases e recentemente retomamos o diálogo no movimento do golpe. O desafio agora é reaproximar ainda mais”, completou.

Para as eleições de 2018, o partido deu início a diálogos com as siglas de oposição ao governador Pedro Taques (PSDB) e participou do encontro da oposição há cerca de 15 dias. Apesar de não ter colocado nenhum nome na mesa, o PT está preparado para disputar qualquer cargo, afirma Barranco. Ele destacou o ex-vereador Lúdio Cabral e o deputado federal Ságuas Moraes como os principais nomes do partido hoje.

“O PT tem nomes muito preparados”, afirmou. “Podemos destacar dois. Lúdio Cabral teve uma campanha muito boa em 2012, foi ao segundo turno, perdeu por muito pouco. Depois foi ao governo. É um nome bem trabalhado e competente. E tem o Ságuas, que venceu as seis eleições que disputou até hoje, fez um belo mandato em Juína, deputado estadual, federal e na Seduc (Secretaria de Estado de Educação)”, disse.

Reforço na oposição
A entrada do deputado federal Valtenir Pereira no PSB e sua nomeação como presidente da sigla são vistas com bons olhos pelo petista. Além de reforçar a oposição, Valtenir tem boa relação com a cúpula do PT e foi aliado de Lúdio nas eleições de 2014, quando ele ficou em segundo lugar na disputa pelo governo.

“O PSB mudou sua rota, o que para nós é muito interessante”, comentou Barranco. “O PSB é um partido voltado para políticas de centro-esquerda e aqui em Mato Grosso não víamos isso. O PSB nacional também tomou consciência disso, de que havia um desvio na rota do partido. Com isso, o Valtenir assume e estamos aguardando para ver. Presumo que ele vai levar o partido mais à esquerda, que é sua origem também”, analisou.

Valtenir estava no PMDB e assumiu o comando do PSB com a destituição da comissão provisória encabeçada pelo colega Fábio Garcia, que destituído sob o argumento de que havia contrariado a orientação partidária ao votar a favor da reforma trabalhista. O novo presidente chegou causando um racha na sigla e destituindo todas as direções municipais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes