Cidades

Tratamento da covid-19 em MT será revisado e pode ter um novo medicamento

Entidades de saúde e médicos da linha de frente sugerem antivirais e nebulização para as fases iniciais da doença

1 minuto de leitura
Tratamento da covid-19 em MT será revisado e pode ter um novo medicamento
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O protocolo de atendimento a pacientes da covid-19 será revisado em Mato Grosso. Haverá a inclusão de um medicamento cuja eficácia é consenso: antivirais e nebulização para as fases iniciais da doença. 

“Nós estamos aprendendo como a pandemia nesse último ano e, agora, vemos que há medicamento, antivirais, a colchicina que tem apontamento de eficácia de infectologistas, intensivistas e outros médicos que estão na linha de combate do contágio”, disse a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Hildenete Monteiro. 

Segundo a médica, a intenção é uniformizar o atendimento prestado no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede particular de hospitais. A revisão do protocolo está sendo avaliada entidades médicas – CRM-MT, Sindimed, AMMT – e médicos que estão na linha de frente de atendimento, além da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

O tratamento também pode incluir a nebulização (aerosol) com hidroxicloroquina, que alguns médicos apontam como eficaz para a redução da infecção nas vias respiratórias. 

“Assim como outros tratamento, a nebulização com hidroxicloroquina é nova e alguns médicos falam em relatos de pacientes de melhora após o uso. É algo que estamos considerando”, disse a médica. 

A primeira reunião sobre a revisão do protocolo foi realizada na sexta-feira (19), quando foram pontuados alguns assuntos. Uma nova reunião está prevista para a tarde desta segunda-feira (22).

Conforme o CRM, a intenção é que a atualização comece a ser administrada até o fim de semana. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes