Cuiabá

TCE diz que informações sobre aumento de mortes no São Benedito são “truncadas”

Conselheiro Sérgio Ricardo diz que dados da prefeitura são explorações políticas por desentendimento com o governo

1 minuto de leitura
TCE diz que informações sobre aumento de mortes no São Benedito são “truncadas”
(Foto: Marcos Bergamasco/TCE)

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Sérgio Ricardo disse que a Prefeitura de Cuiabá divulgou informações “truncadas” e “equivocadas” sobre óbitos no Hospital São Benedito na intervenção. 

O número maior de pacientes mortos não corresponderia à falta de retaguarda do hospital. A unidade teria mudado de especialização e recebido mais pacientes nos nove meses e meio da medida administrativa. 

“Não adianta ficar jogando informações truncadas, equivocadas. O Tribunal de Contas sabe o que fez, o que está fazendo e sabe o que vai fazer. Quando algum gestor quiser denunciar, reclamar, pode chegar lá ao Ministério Público, ao TJ (Tribunal de Justiça), instituições que estão no processo. Não precisa jogar informações na imprensa para buscar convencimento”, disse. 

O prefeito Emanuel Pinheiro e secretário de Saúde Deiver Teixeira divulgaram na semana passada que 91 pessoas morreram entre março e dezembro do ano passado no São Benedito. 

Conforme o conselheiro Sérgio Ricardo, antes da intervenção, o hospital basicamente pacientes de ortopedia e tinha 60% de lotação total dos leitos. Na intervenção, passou a fazer atendimento cardiológico e subiu o nível de ocupação. 

“O hospital mudou de perfil e lotou, com tratamento de alta complexidade. A informação [da prefeitura] não é naquele aspecto que foi colocado, está incorreta. Era um hospital praticamente vazio [antes da intervenção] e mesmo assim morreram 100 pessoas”, afirmou. 

O conselheiro fez uma vistoria hoje (8) ao São Benedito disse que poderá flexibilizar as exigências do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Secretaria de Saúde.   

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes