Principal

Taques diz que Poderes estão funcionando bem mesmo com atraso de repasses

3 minutos de leitura
Taques diz que Poderes estão funcionando bem mesmo com atraso de repasses

Ednilson Aguiar/Olivre

Governador Pedro Taques

Governador Pedro Taques: o aporte de novos recursos e a renegociação de dívida podem deixar a crise para trás

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (18) que os demais Poderes do Estado estão funcionando bem, mesmo com o atraso dos repasses – estimados em R$ 450 milhões –, em razão da crise financeira.

“Sem esses valores, os Poderes pararam? Sem esses valores, os Poderes tiveram prejuízos em suas ações? Quais prejuízos foram?”, questionou o governador, em entrevista à TV Vila Real.

Segundo ele, o dinheiro do Fundo de Compensação aos Estados Exportadores (FEX), que deve ser liberado ainda neste mês pelo governo federal, diminuirá o tamanho da “dívida” com os demais Poderes. “Estamos equacionando com o Ministério Público e com o Judiciário. Tenho reunião hoje à noite com o Rui [Ramos, presidente do TJ] e o Botelho [presidente da AL]. O FEX não vai dar para pagar tudo. Os Poderes estão cientes disso”, afirmou.

“Quero ressaltar que em 2016 nós apresentamos a LOA com 15% a menos para os Poderes. Eu assinei isso. Não foi aprovado na AL. Os chefes dos Poderes estão nos ajudando na nossa caminhada. Eles têm projetos. O Judiciário concretiza direitos básicos aos cidadãos e precisa de mais juízes. Não podemos fechar a Defensoria. Eles nos ajudaram na PEC do Teto. Existe muita conversa, mas quando nos reunimos, é muito harmonioso”.

Pedro Taques também mostrou otimismo e deu a entender que a pior fase da crise financeira já teria passado, em razão do aporte de novos recursos.

“Pagamos os salários [de novembro] sem o FEX e, graças à Sefaz e ao Cira, criado na nossa gestão, que fez entrar nos cofres do Estado quase R$ 1 bilhão, dos quais 25% vão para os municípios. Ainda esta semana, devemos fechar a renegociação da dívida com o BNDES”, informou.

Imagem
Questionado, o governador disse que a imagem do governo está melhor inclusive com o funcionalismo.
“Eu acho que já melhorou. Resolvemos RGA para 2017 e 2018. A greve que teve este ano foi do Detran. É uma greve política. O Detran é maior que o sindicato. Tem melhorado graças aos servidores, mesmo com os sectários”, disse. “Eu não sou miss simpatia. Eu fui eleito para resolver problemas”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes