Principal

Sob vaias e aplausos, Estação Alencastro é inaugurada no Centro

3 minutos de leitura
Sob vaias e aplausos, Estação Alencastro é inaugurada no Centro

A Estação Alencastro, nome dado ao ponto de ônibus climatizado na praça Alencastro, foi inaugurada nesta sexta-feira (5) com protestos de estudantes e trabalhadores de um lado e uma claque de apoio do outro. Cerca de 200 pessoas esperavam o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) no local, e ele foi recebido por uma mescla de vaias e aplausos.

De acordo com o prefeito, a estrutura que ele inaugurou terá o poder de redefinir a forma como a população vai usufruir do transporte coletivo, já que a ideia da estrutura é oferecer mais conforto, segurança e qualidade de vida aos usuários.

“Nossa Capital enfrenta altas temperaturas diariamente e a nova estrutura foi desenvolvida para que seja um refrigero para o trabalhador e o estudante cuiabano que precisa deste serviço público para se deslocar”, disse.

Um grupo de estudantes, no entanto, cobrou com faixas e cartazes melhorias no transporte público coletivo e repudiou o aumento da tarifa de R$ 0,25 feita no início do ano. Um dos manifestantes, o estudante e artista Caio Ribeiro, afirmou que o objetivo da movimentação é melhorar a qualidade de vida da população que utiliza dos serviços públicos.

“Não é porque tem ar-condicionado que vamos ficar esperando duas horas por um coletivo”, pontuou. Para o estudante, os ônibus continuam sucateados e a frota deveria ser trocada. “Essa estação representa uma medida para conter o desespero que é pegar um ônibus em Cuiabá”, completou.

Na visão do prefeito, porém, os protestos não representam a maior parte da população de Cuiabá. “Vocês viram aí que eram meia dúzia de gatos pingados. Mas estamos em uma democracia e quem quiser gritar pode. O que eu vi foi o empresariado, o movimento comunitário e os cuiabanos em peso apoiando a Estação”. 

Outro grupo que protestou no local foi o de vigilantes do município. A categoria cobra um adicional de 30% sobre o salário referente a periculosidade da profissão. “O prefeito nos recebeu e ficou de dar uma resposta em 30 dias, já se passaram dois meses”, declarou.

Nesta sexta-feira (5), segundo Silva, a secretária de Gestão definiu uma nova data para dar uma resposta final sobre o início do pagamento, 2 de fevereiro. “Esse é um direito nosso, já foi reconhecido, mas precisamos saber quando vamos passar a receber”, explicou.

Para participar da cerimônia,  os servidores da Prefeitura foram liberados. Em meio aos discursos, um manifestante tentou entregar um papel para Emanuel Pinheiro, mas foi impedido por um homem não identificado. O clima ficou tenso no local, mas logo a Polícia Militar apazigou a situação.

Estrutura
A nova estação deve receber 150 mil passageiros por mês, que contarãocom uma frota de 41 veículos, sendo a parada mais utilizada pelos usuários do transporte público para ir até  até os bairros  Santa Amália, Terminal do CPA I, Grande Terceiro, Terminal Antártica, Jardim Gramado, Santa Terezinha, Pedra 90, entre outros.

Outra novidade são as 150 placas de energia solar que vão “mover” a estação. Ao todo, 76 pessoa poderão esperar os coletivos sentadas e outras 800 poderão circular pela estrutura.

Horários

Das 6h às 8h, cerca de 100 viagens serão feitas. Entre às 11h e 13h, 71 serão realizadas, enquanto ao final do dia, mais precisamente entre às 16h e 18h, o número volta a crescer, atingindo aproximadamente 85 corridas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes