Principal

Só dois cursos universitários em MT obtêm conceito máximo no Enade; veja a lista

3 minutos de leitura
Só dois cursos universitários em MT obtêm conceito máximo no Enade; veja a lista

Robson Fernandes/Estadão Conteúdo

Estudantes Universidade sala de aula

Apenas dois cursos universitários de Mato Grosso conseguiram o conceito 5, o mais alto do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016: Farmácia, do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Zootecnia, do campus de São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Santo Antônio de Leverger.

O Enade avalia o rendimento dos formandos dos cursos de graduação. A cada ano, o exame analisa um grupo diferente de áreas de formação superior, em um ciclo que se repete a cada três anos.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (1º). Foram avaliados alunos de 106 cursos em Mato Grosso.

Cursos avaliados 

No Enade 2016, foram avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia e sistema de informação.

Também foram analisadas as licenciaturas nas áreas de artes visuais; educação física; letras – português e espanhol; letras – português e inglês; letras – inglês; música; e pedagogia. E as licenciaturas e bacharelados em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras – português; matemática e química.

Fizeram parte ainda os cursos de tecnologia nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores e, gestão da tecnologia da informação.

Avaliações em Mato Grosso

Na outra ponta do ranking do Estado, oito cursos tiveram nota 1, o conceito mais baixo do exame. São eles: os cursos de Farmácia e Enfermagem da Faculdade de Quatro Marcos; Farmácia e Educação Física da Faculdade de Colíder; Biomedicina e Enfermagem da Faculdade AUM, em Cuiabá; Agronomia do campus de Confresa do IFMT; e Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Unidas do Vale do Araguaia (Univar), em Barra do Garças.

O curso de Enfermagem da Unemat de Diamantino não teve conceito, pois nenhum aluno fez prova.

Além de um curso com nota máxima, a UFMT teve 11 cursos com conceito 4 e outros 13 com conceito 3. O IFMT, por sua vez, teve cursos com todos os conceitos: um curso com nota máxima, três com conceito 4, um com conceito 3, outros dois com conceito 2 e um curso com o conceito 1. Completando o rol das universidades públicas, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem seis cursos com conceito 3 e dois com conceito 2.

Confira o ranking dos cursos avaliados no Estado.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes