Mato Grosso

Só 24 cidades em Mato Grosso têm condições de implantar tecnologia 5G

Municípios ainda não começaram a se movimentar para instalar tecnologia, que deve começar a operar a 2028

1 minuto de leitura
Só 24 cidades em Mato Grosso têm condições de implantar tecnologia 5G
5G vem para revolucionar

Menos de 20% dos municípios de Mato Grosso se encaixam no perfil para a implantação da tecnologia 5G. A cobertura, leiloada em 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começará pelas cidades com mínimo de 30 mil habitantes. 

Em Mato Grosso, 24 cidades estão nessa condição demográfica. A rede 5G deve começar a operar até 2028. Porém, levantamento divulgado pela Assembleia Legislativa aponta que nenhuma das cidades em Mato Grosso tem leis sobre o assunto. 

“É notável a ausência de uma legislação que verse compativelmente sobre o 5G, bem como são faltosos os equipamentos capazes de suportar essa tecnologia – notadamente as antenas”, disse o deputado estadual Ulysses Moraes (União Brasil). 

Estão na lista cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Sorriso, Juara, Campo Verde, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cáceres, Lucas do Rio Verde, etc. 

A previsão da Anatel é que as capitais brasileiras tenham tecnologia disponíveis até julho de 2022. 

A internet 5G é vista como uma revolução tecnológica abrangente. A implementação desta tecnologia no Brasil promete trazer diversas inovações que vão se refletir em maior produtividade, avanços na economia e na qualidade de serviços. 

Em reta final de avaliação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o leilão das radiofrequências que serão utilizadas pela nova geração de internet no Brasil é um passo importante que está sendo tomado em paralelo a uma série de medidas e adaptações. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes