Empreendedorismo

Seu negócio está nas redes sociais? Entenda o que avaliar antes de criar um perfil

Pesquisa mostra que 30% dos pequenos negócios ainda não usam redes sociais como uma estratégia para atrair mais clientes

4 minutos de leitura
Seu negócio está nas redes sociais? Entenda o que avaliar antes de criar um perfil
(Foto: Tracy Le Blanc / Pexels)

Quase 70% dos pequenos negócios brasileiros estão nas redes sociais. O dado é de uma pesquisa realizada pela empresa de pagamentos SamUp, divulgada recentemente no site Poder 360. A pesquisa revela que negócios do ramo da beleza são os campeões no uso desse tipo de markting. Além disso, 92% desses pequenos empresários consideram essa tecnologia essencial para os negócios.

Disputar espaço nesse meio requer estratégia. E para os que fazem parte dos 30% que ainda não investiram nisso, escolher a rede social ideal para seu nicho de mercado é o primeiro passo. As mais usadas são Facebook, Instagram e TikTok. Você sabe qual é a melhor para o seu empreendimento?

Público-alvo, conteúdo e disposição

Quando se trata de público-alvo, o Facebook tem uma base de usuários ampla e diversificada, com faixas etárias variadas. O Instagram também possui uma audiência diversa, mas é mais popular entre os usuários mais jovens. Já o TikTok é conhecido por atrair pessoas ainda mais novas, com faixa etária entre 16 a 24 anos.

Antes de sair criando um perfil em todas essas redes sociais, considere quem são seus clientes e em qual plataforma eles estão mais presentes.

O mesmo conselho vale quando você for avaliar que tipo de conteúdo está disposto a fazer. A linguagem que você vai utilizar – ser mais engraçado ou usar mais fotos e textos, do que vídeos – precisa ser coerente com a personalidade da sua empresa, dos seus clientes e também da rede social escolhida.

O Facebook é mais voltado para compartilhamento de artigos, vídeos mais longos e interações em grupos. O Instagram é ideal para compartilhar fotos e vídeos curtos, com muito foco em estética visual. Enquanto isso, o TikTok é conhecido por vídeos curtos e criativos, com uma abordagem mais descontraída.

Por último, mas não menos importante, leve em consideração seu orçamento e os recursos disponíveis para criar e gerenciar esse conteúdo. O Facebook e o Instagram têm mais ferramentas disponíveis para pequenos empreendedores. Essas duas plataformas compartilham, por exemplo, um sistema que te permite fazer anúncios pagos, direcionados exatamente para o tipo de pessoa que você deseja atrairJá o TikTok pode exigir mais tempo e esforço para criar vídeos de qualidade. E ainda está expandindo suas opções de publicidade.

Criei um perfil, e agora?

  • Defina objetivos claros: Antes de começar qualquer estratégia de marketing nas redes sociais, é fundamental definir seus objetivos de forma específica. Você pode querer aumentar o reconhecimento da sua empresa, atrair novos clientes, aumentar as vendas ou só melhorar o engajamento dos clientes que já possui. Ter objetivos claros ajuda a orientar suas ações e medir o sucesso de suas campanhas.
  • Crie uma estratégia de conteúdo: Desenvolva uma estratégia consistente e relevante, que ajude a atingir seus objetivos. Identifique os tipos de conteúdo que melhor se adequam ao seu público-alvo. Planeje os posts em um calendário e crie conteúdo de qualidade. Isso vale para imagens, vídeos e textos.
  • Envolva-se com sua audiência: As redes sociais são plataformas de interação. Não se limite apenas a postar conteúdo. Responda a comentários, mensagens diretas e mencionamentos, mostre interesse pelos seus seguidores e crie um relacionamento genuíno com eles. Isso ajudará a construir confiança e lealdade em relação à sua marca.
  • Acompanhe e analise os resultados: Para melhorar continuamente suas estratégias de marketing nas redes sociais, é fundamental acompanhar e analisar regularmente os resultados. Utilize ferramentas de análise disponíveis nas próprias plataformas ou utilize ferramentas externas. O ideal é conseguir identificar se os novos seguidores estão se transformando em novos clientes. Com base nesses dados, faça ajustes em suas estratégias para otimizar os resultados.

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